Um panorama das pesquisas sobre políticas públicas para a inserção de tecnologias digitais na educação
Abstract
Este trabalho compõe os estudos e as pesquisas iniciais para o desenvolvimento de uma tese de mesma temática, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A seguinte questão norteou esta revisão de literatura: como estão sendo analisadas as políticas públicas para inserção de tecnologias digitais na educação? O objetivo principal é mapear quais foram e como foram analisadas as políticas públicas para inserção de tecnologias digitais na educação. A pesquisa foi desenvolvida como uma revisão de literatura, tendo sido realizada uma busca em três locais diferentes: na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nos Anais dos Simpósios da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e também nos Anais das Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), estabelecendo o recorte temporal que compreende do ano de 2007 a 2016. Os resultados apontam para um interesse das pesquisas em analisar, em âmbito municipal, os efeitos das políticas públicas após sua implementação. Outros resultados mostraram predominância de estudos realizados na região sudeste (35%), seguida da região nordeste (29%) e por instituições públicas de ensino (78%), sendo a maioria desenvolvidos junto a programas de pós-graduação em Educação em dissertações de mestrado (54%).
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