Aulas de campo para a alfabetização científica: uma intervenção pedagógica no Parque Estadual da Fonte Grande (Vitória/ES)
Abstract
O ensino de ciências pode se valer de atividades que valorizem o contexto ambiental e social, com vistas a ensinar pela observação do lugar, do entorno onde vivemos, papeis que dialogam com as aulas de campo, as quais não são tão usuais no ensino de ciências. O objetivo deste trabalho foi investigar as potencialidades de uma aula de campo no Parque Estadual da Fonte Grande (PEFG), município de Vitória/ES, com vistas ao desenvolvimento de ações capazes de permitir uma leitura crítica de mundo e promover a alfabetização científica dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, com procedimento do tipo observação participante e para coleta de dados utilizamos a videogravação, o registro de fotografias, desenhos e relatos escritos pelos alunos. Enfatizamos, entre os resultados, seis categorias que apontaram avanços na alfabetização científica dos estudantes, os quais evidenciaram a apropriação de um olhar crítico em relação aos fenômenos vivenciados em campo.Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).