Aulas de campo para a alfabetização científica: uma intervenção pedagógica no Parque Estadual da Fonte Grande (Vitória/ES)
Résumé
O ensino de ciências pode se valer de atividades que valorizem o contexto ambiental e social, com vistas a ensinar pela observação do lugar, do entorno onde vivemos, papeis que dialogam com as aulas de campo, as quais não são tão usuais no ensino de ciências. O objetivo deste trabalho foi investigar as potencialidades de uma aula de campo no Parque Estadual da Fonte Grande (PEFG), município de Vitória/ES, com vistas ao desenvolvimento de ações capazes de permitir uma leitura crítica de mundo e promover a alfabetização científica dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, com procedimento do tipo observação participante e para coleta de dados utilizamos a videogravação, o registro de fotografias, desenhos e relatos escritos pelos alunos. Enfatizamos, entre os resultados, seis categorias que apontaram avanços na alfabetização científica dos estudantes, os quais evidenciaram a apropriação de um olhar crítico em relação aos fenômenos vivenciados em campo.Téléchargements
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Publiée
2018-09-01
Comment citer
Silva, M. S. da, & Campos, C. R. P. (2018). Aulas de campo para a alfabetização científica: uma intervenção pedagógica no Parque Estadual da Fonte Grande (Vitória/ES). Imagens Da Educação , 8(2), e41740. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i2.41740
Numéro
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).