OFERTA DE LICENCIATURAS EM FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ESTUDO SOBRE A INTEGRAÇÃO CURRICULAR
Abstract
Este trabalho, de cunho qualitativo, apresenta e analisa, a partir do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), as licenciaturas em Física ofertadas pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O intuito da pesquisa foi avaliar a presença de disciplinas integradoras durante a formação inicial do professor de Física nestas instituições e caracterizar os cursos de acordo com os seguintes níveis de integração: básico, intermediário e avançado. Dos 50 PPCs identificados, tivemos acesso a 31, dos quais apenas 5 foram categorizados com alto nível de integração curricular. Os cursos considerados avançados apresentaram componentes curriculares com forte interação entre os conteúdos específicos e os didático-pedagógicos. A fim de avançarmos no entendimento sobre as disciplinas integradoras e sobre sua relevância nos cursos de formação dos futuros professores de Física, entrevistamos os docentes que coordenaram a elaboração de três projetos das licenciaturas com integração avançada. Evidenciamos que tais componentes curriculares se apresentam como o eixo central das licenciaturas analisadas.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).