OFERTA DE LICENCIATURAS EM FÍSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: ESTUDO SOBRE A INTEGRAÇÃO CURRICULAR
Resumo
Este trabalho, de cunho qualitativo, apresenta e analisa, a partir do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), as licenciaturas em Física ofertadas pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O intuito da pesquisa foi avaliar a presença de disciplinas integradoras durante a formação inicial do professor de Física nestas instituições e caracterizar os cursos de acordo com os seguintes níveis de integração: básico, intermediário e avançado. Dos 50 PPCs identificados, tivemos acesso a 31, dos quais apenas 5 foram categorizados com alto nível de integração curricular. Os cursos considerados avançados apresentaram componentes curriculares com forte interação entre os conteúdos específicos e os didático-pedagógicos. A fim de avançarmos no entendimento sobre as disciplinas integradoras e sobre sua relevância nos cursos de formação dos futuros professores de Física, entrevistamos os docentes que coordenaram a elaboração de três projetos das licenciaturas com integração avançada. Evidenciamos que tais componentes curriculares se apresentam como o eixo central das licenciaturas analisadas.
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