O Pibid como política pública articuladora:um olhar para a formação de professores na perspectiva de currículos críticos

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo apresentar reflexões a partir de um processo formativo, desenvolvido na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos como estruturantes de currículos, com bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Os dados foram obtidos através de entrevista e de registros realizados nos diários dos participantes. A partir do processo formativo, foi possível concluir a importância do Pibid como política pública que articula formação inicial e continuada de professores, bem como possibilita processos formativos que proporcionam aos sujeitos participantes serem ativos durante o trabalho, dialogando e refletindo de maneira conjunta.

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Author Biographies

Catiane Mazocco Paniz, Instituto Federal Farroupilha- campus São Vicente do Sul
Professora do Instituto Federal Farroupilha- campus São Vicente do  Sul/ Doutora em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM
Cristiane Muenchen, Universidade Federal de Santa Maria
Professora do departamento de Física da UFSM/ Coordenadora do Programa de Pós Graduação  Educação em Ciências. Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Published
2018-12-19
How to Cite
Paniz, C. M., & Muenchen, C. (2018). O Pibid como política pública articuladora:um olhar para a formação de professores na perspectiva de currículos críticos. Imagens Da Educação , 8(3), e42335. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i3.42335
Section
Políticas Públicas e Gestão Educacional