PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UM DESTAQUE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PNAIC

Resumen

Este artigo discute o caderno intitulado “A alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva”, destinado aos professores alfabetizadores cursistas do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Realizamos uma análise qualitativa, utilizando como aporte teórico os pressupostos da perspectiva Histórico Cultural, e quantitativa, por meio dos dados da entrevista realizada junto a 10 municípios, dentre 174, capacitados por uma Universidade Estadual do Paraná. Destacamos a importância do programa quanto às discussões relacionadas à alfabetização dos alunos inclusos nas séries iniciais do ensino fundamental e, ao mesmo tempo, indicamos uma revisão teórica e aprofundamento dos conteúdos como possibilidade de melhoria para os próximos cursos.

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Biografía del autor/a

Lucia Cristina Dalago Barreto, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá.

Professora da rede estadual de ensino do Paraná, na área da Educação Especial.

Elsa Midori Shimazaki, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

Professora do Programa de Pós graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá.

Publicado
2020-03-30
Cómo citar
Barreto, L. C. D., & Shimazaki, E. M. (2020). PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: UM DESTAQUE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO PNAIC. Imagens Da Educação , 10(1), 64-76. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i1.42841
Sección
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores