Casamentos prematuros em Moçambique: causas e consequências de abandono escolar e meninas com futuros destroçados

  • Victor Bassiano Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) - Brasil.
  • Claúdia Araújo de Lima Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) - Brasil.

Abstract

Resumo

Este artigo pretende evidenciar os determinantes da persistência dos Casamentos Prematuros em Moçambique e seu impacto nas crianças do ensino primário. Trata-se de uma pesquisa documental, com embasamento bibliográfico e a análise de conteúdos da legislação internacional e moçambicana, produções científicas e documentos oficiais relacionados a Casamentos Prematuros, em especial considerando as meninas e sua interface com a Educação formal. A análise levou à constatação da ambiguidade da legislação, que dá margem a variantes de interpretações, dada a heterogeneidade étnica e cultural de Moçambique. No país, há um diferencial relevante: mais da metade da população vive na região rural, local que é o berço das culturas, hábitos e crenças que propiciam as situações de casamento precoce.  Este estudo sugere que cada Escola reverta essa prática comprometedora, disseminando e esclarecendo a legislação para maior conscientização de meninas que ainda estudam, de outras que já estão casadas e daquelas que se encontram em situação em risco, junto com seus pais ou responsáveis, autoridades comunitárias e tradicionais locais.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Victor Bassiano, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) - Brasil.
Mestrando em Educação/Educação Social, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) - Brasil. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Políticas Públicas, Saúde, Educação - NEPI/Pantanal-Brasil.victor.bassi91@gmail.com
Claúdia Araújo de Lima, Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal (UFMS/CPAN) - Brasil.
Profª . Doutora lecionando no Mestrado em Educação /Educação Social, na UFMS/CPAN-Brasil. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Políticas Públicas, Direitos Humanos, Gênero, Vulnerabilidades e Violências – NEPI/Pantanal -Brasil.  claudiaaraujo@ufms.br.
Published
2018-09-01
How to Cite
Bassiano, V., & Lima, C. A. de. (2018). Casamentos prematuros em Moçambique: causas e consequências de abandono escolar e meninas com futuros destroçados. Imagens Da Educação , 8(2), e43085. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i2.43085
Section
Políticas Públicas e Gestão Educacional