(RE)CONSTRUINDO CONCEITOS PARA A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Abstract
A temática da sexualidade não pode ser pensada como um meio de discutir apenas conceitos biológicos, mas, principalmente, como um ambiente para a construção de conhecimentos que possam contribuir para a tomada de decisões socialmente responsáveis. Nesse sentido, apresentamos, neste trabalho, as experiências de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma turma do 9º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola da rede particular do município de São Felipe, no Recôncavo Baiano, cujo objetivo foi (re)avaliar como a temática da sexualidade pode ser trabalhada na Educação em Ciências, a partir dos próprios interesses das(os) estudantes. Como, em uma pesquisa-ação, os resultados obtidos em cada ciclo determinam o que acontecerá a seguir, a sequência didática utilizada no estudo foi sendo construída no percurso, com base nas informações regularmente produzidas em avaliações da prática rotineira para determinar as ações futuras da intervenção. A pesquisa-ação instituída nesse trabalho possibilitou-nos aprender com a experiência, implicando em melhorias na prática profissional docente ao oportunizar a participação ativa das(os) estudantes nos processos de ensino e aprendizagem, tornando-as(os) autoras(es) na (re)construção de conceitos sobre sexualidade e colaboradoras(es) da investigação realizada. Além disso, o trabalho viabilizou a integração entre Educação em Ciências e elementos como o respeito a si mesmo e ao outro, a diversidade de crenças e a valorização de expressões culturais existentes numa sociedade, podendo constituir-se em um importante processo de formação para a construção de relações sociais mais densas e duradoras em tempos de amores frágeis.
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