(RE)CONSTRUINDO CONCEITOS PARA A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

Resumen

A temática da sexualidade não pode ser pensada como um meio de discutir apenas conceitos biológicos, mas, principalmente, como um ambiente para a construção de conhecimentos que possam contribuir para a tomada de decisões socialmente responsáveis. Nesse sentido, apresentamos, neste trabalho, as experiências de uma pesquisa-ação desenvolvida em uma turma do 9º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola da rede particular do município de São Felipe, no Recôncavo Baiano, cujo objetivo foi (re)avaliar como a temática da sexualidade pode ser trabalhada na Educação em Ciências, a partir dos próprios interesses das(os) estudantes. Como, em uma pesquisa-ação, os resultados obtidos em cada ciclo determinam o que acontecerá a seguir, a sequência didática utilizada no estudo foi sendo construída no percurso, com base nas informações regularmente produzidas em avaliações da prática rotineira para determinar as ações futuras da intervenção. A pesquisa-ação instituída nesse trabalho possibilitou-nos aprender com a experiência, implicando em melhorias na prática profissional docente ao oportunizar a participação ativa das(os) estudantes nos processos de ensino e aprendizagem, tornando-as(os) autoras(es) na (re)construção de conceitos sobre sexualidade e colaboradoras(es) da investigação realizada. Além disso, o trabalho viabilizou a integração entre Educação em Ciências e elementos como o respeito a si mesmo e ao outro, a diversidade de crenças e a valorização de expressões culturais existentes numa sociedade, podendo constituir-se em um importante processo de formação para a construção de relações sociais mais densas e duradoras em tempos de amores frágeis.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Djane Reis Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Possui Especialização em Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo InstitutoFederal da Bahia. Licenciada em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo daBahia.   Ministra   os   componentes   curriculares   Anatomia   e   Fisiologia   Humana   no Instituto de educação Edward Jenner, e colabora com o grupo de docentes da FaculdadeRegional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias - FAC.
Gabriel Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Mestre em Morfologia e Medicina Experimental pela Universidade de São Paulo e Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Minho. Coordena o Laboratório de Ensino e Aprendizagem do Corpo Humano do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Patrícia Petitinga Silva, Universidade Federal da Bahia
Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora adjunta do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia.
Publicado
2019-12-19
Cómo citar
Ferreira, D. R., Ribeiro, G., & Silva, P. P. (2019). (RE)CONSTRUINDO CONCEITOS PARA A SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Imagens Da Educação , 9(3), 79-94. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i3.45148
Sección
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores