RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ATUAÇÃO DA FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL
Abstract
Este artigo objetiva analisar os novos modos de arranjos entre o público e o privado na Educação Infantil, de modo especial, analisando o papel de uma fundação que vem ganhado visibilidade no campo de elaboração e orientação de políticas públicas para infância. Trata-se de uma pesquisa documental que tem por aporte teórico as discussões de Estado a partir de teóricos críticos com base epistemológica no materialismo histórico dialético. Nesse processo, procuramos desvelar qual a concepção de sociedade civil presente nas orientações emanadas dessa Fundação, bem como compreender qual sua relação com o Estado. As análises indicam que a Fundação se aproxima do projeto da Terceira Via, ressignificando, entre outros conceitos, o conceito de sociedade civil e de gestão democrática.
Downloads
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).