RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ATUAÇÃO DA FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL
Resumo
Este artigo objetiva analisar os novos modos de arranjos entre o público e o privado na Educação Infantil, de modo especial, analisando o papel de uma fundação que vem ganhado visibilidade no campo de elaboração e orientação de políticas públicas para infância. Trata-se de uma pesquisa documental que tem por aporte teórico as discussões de Estado a partir de teóricos críticos com base epistemológica no materialismo histórico dialético. Nesse processo, procuramos desvelar qual a concepção de sociedade civil presente nas orientações emanadas dessa Fundação, bem como compreender qual sua relação com o Estado. As análises indicam que a Fundação se aproxima do projeto da Terceira Via, ressignificando, entre outros conceitos, o conceito de sociedade civil e de gestão democrática.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).