RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ATUAÇÃO DA FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL

Resumo

Este artigo objetiva analisar os novos modos de arranjos entre o público e o privado na Educação Infantil, de modo especial, analisando o papel de uma fundação que vem ganhado visibilidade no campo de elaboração e orientação de políticas públicas para infância. Trata-se de uma pesquisa documental que tem por aporte teórico as discussões de Estado a partir de teóricos críticos com base epistemológica no materialismo histórico dialético. Nesse processo, procuramos desvelar qual a concepção de sociedade civil presente nas orientações emanadas dessa Fundação, bem como compreender qual sua relação com o Estado. As análises indicam que a Fundação se aproxima do projeto da Terceira Via, ressignificando, entre outros conceitos, o conceito de sociedade civil e de gestão democrática.

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Biografia do Autor

Melissa Daiane Hans Sasson, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Psicóloga, especialista em Gestão Pública com ênfase em Sistema Único de Assistência Social, especialista em Psicologia Social, mestranda em Educação pela Universidade da Região de Joinville – PPGE/UNIVILLE. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas para a Educação e Infância – GPEI. E-mail: melissa.daiane@gmail.com.

Rosânia Campos, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE.

Possui Pós-doutoramento na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) Doutorado em Educação (2008) Pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGE/UFSC, instituição pela qual também realizou seus estudos de Mestrado em Educação (2001). É graduada em Psicologia (1994) e possui especialização em psicopedagogia (1997). É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas para Educação e Infância - GPEI vinculado a Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, instituição na qual trabalha no Programa de Pós -Graduação em Educação - Mestrado em Educação e nos cursos de graduação: psicologia e licenciaturas. é Membro Associado do International Centre for the Study of the Mix Economi of Childcare (ICMEC) da University of East London. Participa do GT Infâncias y juventude - CLACSO. Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica com concentração na educação infantil, Políticas Públicas para Educação Básica, com ênfase em Políticas Públicas para educação infantil, psicologia educacional.

Publicado
2020-03-30
Como Citar
Hans Sasson, M. D., & Campos, R. (2020). RELAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A ATUAÇÃO DA FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL. Imagens Da Educação , 10(1), 102-118. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i1.46450
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional