A INTERDISCIPLINARITY IN MULTIFUNCTIONAL RESOURCE ROOMS

AN INTEGRATION IN SEARCH OF STUDENT PROMOTION WITH SPECIAL NEEDS IN SPECIALIZED EDUCATIONAL CARE

Keywords: Specialized Educational Service; Interdisciplinary; Inclusion; Scientific research.

Abstract

The present study, developed through bibliographic research, has the design of presenting the relevance of interdisciplinarity with the multifunctional resource rooms, intending to promote in the teaching process of learning students with special needs. In this context interdisciplinarity is presented as a proposal for the promotion of the learning teaching process of students with special needs in specialized educational care within multifunctional resource rooms together with multiprofessional teams. The methodology used was qualitative, bibliographic in nature, having as theoretical contribution authors such as: Fazenda (1994, 2011, 2015), Freire (2011), Pereira (2008), Salgado and Souza (2017), Gil (2007), Demo (2017), among other readings. It can be said that interdisciplinary action in the multiprofessional resource rooms provides a range of different perspectives on the same conjuncture, which allows the construction of subsidies to promote these students in the process of teaching learning, and it is also a subsidy to the professor specialist of this multifunctional resource rooms, who often finds himself alone in this process.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Georgia Santana da Silva Mansur, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestranda em Ensino, pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduada em nível de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, na área de Humanas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - 2013. Pós-graduada em nível de Especialização em Programa de Saúde da Família, na área de Saúde, pela Universidade Iguaçu (UNIG) - 2009. Graduada em Normal Superior pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (2004) e graduada em Serviço Social, pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é assistente social da Prefeitura Municipal de São José do Calçado (ES) e assistente social da Prefeitura Municipal de Natividade (RJ), atuando na Secretaria Municipal de Assistência Social e no Centro Integrado de Atenção Especializada em Saúde e Educação (CIAESE), através da Secretaria Municipal de Educação (SME), respectivamente. Tem experiência na área de Serviço Social e educação, com ênfase em políticas públicas. 

Márcia de Oliveira Lima Fitaroni, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestranda em Ensino, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduada em Alfabetização, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (FAFILE- UEMG). Graduada em Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (FAFITA). Professora docente II – Secretaria de Estado de Educação/RJ; Professora de ensino superior FAETEC. Mediadora Pedagógica Presencial/Articuladora Acadêmica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Membro do Conselho Municipal de Educação do Município de Natividade e Membro do Conselho do FUNDEB do Município de Natividade/RJ.

Geórgia Regina Rodrigues Gomes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna; Análise de Sistemas pela PUC-Rio. Atuou como Analista de Sistemas de 1992 a 2003 na PUC-Rio, trabalhando em desenvolvimento e na manutenção de sistemas de informação corporativos e como coordenadora de desenvolvimento de sistemas. Atua no magistério desde 2000 e no superior desde 2006. Trabalhou como professora Adjunta da Universidade Candido Mendes e como Professora/Diretora de Ensino do IFF-Itaperuna. Atua como professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/INFES, vice-diretora (INFES) e professora do Programa de Mestrado em Ensino. Participa dos Grupos de Pesquisa LAPIIS, ANOTI e GPINFEE (Líder). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Informática Aplicada ao Ensino, Mineração de Dados, Mineração de Texto, Integração de Banco de Dados, Bibliotecas Digitais, Metadados, Recuperação da Informação, Educação a Distância, Sistemas de Informação.

Published
2020-08-12
How to Cite
Mansur, G. S. da S., Fitaroni, M. de O. L., & Gomes, G. R. R. (2020). A INTERDISCIPLINARITY IN MULTIFUNCTIONAL RESOURCE ROOMS. Imagens Da Educação , 10(2), 80-91. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.51234
Section
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores