A INTERDISCIPLINARIDADE NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA INTEGRAÇÃO EM BUSCA DA PROMOÇÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

UMA INTEGRAÇÃO EM BUSCA DA PROMOÇÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Résumé

O presente estudo, desenvolvido através de pesquisa bibliográfica, possui o desígnio de apresentar a relevância da interdisciplinaridade junto às salas de recursos multifuncionais, tencionando a promoção no processo de ensino aprendizagem dos alunos com necessidades especiais. Neste contexto a interdisciplinaridade é apresentada como uma proposta para a promoção do processo de ensino aprendizagem dos alunos com necessidades especiais, no atendimento educacional especializado no âmbito das salas de recursos multifuncionais, junto a equipes multiprofissionais. A metodologia utilizada foi a qualitativa, de caráter bibliográfico, tendo como aporte teórico autores como: Fazenda (1994, 2011, 2015), Freire (2011), Pereira (2008), Salgado e Souza (2017), Gil (2007), Demo (2017), entre outras leituras. Pode-se dizer que a atuação interdisciplinar nas salas de recursos multiprofissionais proporciona uma gama de olhares diferenciados sobre uma mesma conjuntura, o que possibilita a construção de subsídios para promoção destes alunos no processo de ensino aprendizagem, sendo também subsídio ao docente especialista desta sala de recursos multifuncionais, que por muitas vezes se vê sozinho neste processo.  

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Bibliographies de l'auteur

Georgia Santana da Silva Mansur, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestranda em Ensino, pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduada em nível de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, na área de Humanas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - 2013. Pós-graduada em nível de Especialização em Programa de Saúde da Família, na área de Saúde, pela Universidade Iguaçu (UNIG) - 2009. Graduada em Normal Superior pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (2004) e graduada em Serviço Social, pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é assistente social da Prefeitura Municipal de São José do Calçado (ES) e assistente social da Prefeitura Municipal de Natividade (RJ), atuando na Secretaria Municipal de Assistência Social e no Centro Integrado de Atenção Especializada em Saúde e Educação (CIAESE), através da Secretaria Municipal de Educação (SME), respectivamente. Tem experiência na área de Serviço Social e educação, com ênfase em políticas públicas. 

Márcia de Oliveira Lima Fitaroni, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestranda em Ensino, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduada em Alfabetização, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (FAFILE- UEMG). Graduada em Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (FAFITA). Professora docente II – Secretaria de Estado de Educação/RJ; Professora de ensino superior FAETEC. Mediadora Pedagógica Presencial/Articuladora Acadêmica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Membro do Conselho Municipal de Educação do Município de Natividade e Membro do Conselho do FUNDEB do Município de Natividade/RJ.

Geórgia Regina Rodrigues Gomes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna; Análise de Sistemas pela PUC-Rio. Atuou como Analista de Sistemas de 1992 a 2003 na PUC-Rio, trabalhando em desenvolvimento e na manutenção de sistemas de informação corporativos e como coordenadora de desenvolvimento de sistemas. Atua no magistério desde 2000 e no superior desde 2006. Trabalhou como professora Adjunta da Universidade Candido Mendes e como Professora/Diretora de Ensino do IFF-Itaperuna. Atua como professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/INFES, vice-diretora (INFES) e professora do Programa de Mestrado em Ensino. Participa dos Grupos de Pesquisa LAPIIS, ANOTI e GPINFEE (Líder). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Informática Aplicada ao Ensino, Mineração de Dados, Mineração de Texto, Integração de Banco de Dados, Bibliotecas Digitais, Metadados, Recuperação da Informação, Educação a Distância, Sistemas de Informação.

Publiée
2020-08-12
Comment citer
Mansur, G. S. da S., Fitaroni, M. de O. L., & Gomes, G. R. R. (2020). A INTERDISCIPLINARIDADE NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: UMA INTEGRAÇÃO EM BUSCA DA PROMOÇÃO DO ALUNO COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO. Imagens Da Educação , 10(2), 80-91. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.51234
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores