A INTERDISCIPLINARIDAD EN SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONALES

UNA INTEGRACIÓN EN LA BÚSQUEDA DE LA PROMOCIÓN DE ESTUDIANTES CON NECESIDADES ESPECIALES EN ATENCIÓN EDUCATIVA ESPECIALIZADA

Palabras clave: Servicio Educativo Especializado; Interdisciplinario; Inclusión; Investigación científica.

Resumen

Este estudio, desarrollado a través de la investigación bibliográfica, tiene el propósito de presentar la relevancia de la interdisciplinariedad con las aulas de recursos multifuncionales, con la intención de promover el proceso de aprendizaje de los estudiantes con necesidades especiales. En este contexto, la interdisciplinariedad se presenta como una propuesta para la promoción del proceso de enseñanza-aprendizaje de estudiantes con necesidades especiales en atención educativa especializada dentro de las aulas de recursos multifuncionales con equipos multidisciplinarios. La metodología utilizada fue la cualitativa, bibliográfico, teniendo como soporte teórico autores como: Fazenda (1994, 2011, 2015), Freire (2011), Pereira (2008), Salgado y Souza (2017), Gil (2007), Demo (2017), entre otras lecturas. Se puede decir que el desempeño interdisciplinario en salas de recursos multiprofesionales proporciona una gama de perspectivas diferentes sobre la misma coyuntura, lo que permite la construcción de subsidios para la promoción de estos estudiantes en el proceso de enseñanza-aprendizaje, así como subsidios. Al maestro especialista de este sala de recursos multifuncionales, que a menudo se encuentra solo em este processo.

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Biografía del autor/a

Georgia Santana da Silva Mansur, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestranda em Ensino, pela Universidade Federal Fluminense. Pós-graduada em nível de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça, na área de Humanas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - 2013. Pós-graduada em nível de Especialização em Programa de Saúde da Família, na área de Saúde, pela Universidade Iguaçu (UNIG) - 2009. Graduada em Normal Superior pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (2004) e graduada em Serviço Social, pela Universidade Federal Fluminense (2007). Atualmente é assistente social da Prefeitura Municipal de São José do Calçado (ES) e assistente social da Prefeitura Municipal de Natividade (RJ), atuando na Secretaria Municipal de Assistência Social e no Centro Integrado de Atenção Especializada em Saúde e Educação (CIAESE), através da Secretaria Municipal de Educação (SME), respectivamente. Tem experiência na área de Serviço Social e educação, com ênfase em políticas públicas. 

Márcia de Oliveira Lima Fitaroni, Universidade Federal Fluminense - UFF

Mestranda em Ensino, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduada em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduada em Alfabetização, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola (FAFILE- UEMG). Graduada em Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (FAFITA). Professora docente II – Secretaria de Estado de Educação/RJ; Professora de ensino superior FAETEC. Mediadora Pedagógica Presencial/Articuladora Acadêmica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ. Membro do Conselho Municipal de Educação do Município de Natividade e Membro do Conselho do FUNDEB do Município de Natividade/RJ.

Geórgia Regina Rodrigues Gomes, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduação em Licenciatura em Ciências com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna; Análise de Sistemas pela PUC-Rio. Atuou como Analista de Sistemas de 1992 a 2003 na PUC-Rio, trabalhando em desenvolvimento e na manutenção de sistemas de informação corporativos e como coordenadora de desenvolvimento de sistemas. Atua no magistério desde 2000 e no superior desde 2006. Trabalhou como professora Adjunta da Universidade Candido Mendes e como Professora/Diretora de Ensino do IFF-Itaperuna. Atua como professora adjunta da Universidade Federal Fluminense/INFES, vice-diretora (INFES) e professora do Programa de Mestrado em Ensino. Participa dos Grupos de Pesquisa LAPIIS, ANOTI e GPINFEE (Líder). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Informática Aplicada ao Ensino, Mineração de Dados, Mineração de Texto, Integração de Banco de Dados, Bibliotecas Digitais, Metadados, Recuperação da Informação, Educação a Distância, Sistemas de Informação.

Publicado
2020-08-12
Cómo citar
Mansur, G. S. da S., Fitaroni, M. de O. L., & Gomes, G. R. R. (2020). A INTERDISCIPLINARIDAD EN SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONALES. Imagens Da Educação , 10(2), 80-91. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i2.51234
Sección
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores