METAGAME: A PROPOSAL FOR TEACHING BIOCHEMISTRY

Keywords: Didactic model; Ludic; Metabolism.

Abstract

Bioquímica é uma disciplina com posição de destaque em quase todos os cursos de graduação nas áreas de saúde e ciências biológicas, entretanto os alunos costumam relatar dificuldades no aprendizado da mesma devido à forma fragmentada que os conteúdos costumam ser trabalhados. Nesse contexto, diversas metodologias alternativas vêm sido utilizadas. Os jogos didáticos ocupam posição de destaque por trabalhar os conteúdos de forma dinâmica e estimular o pensamento crítico dos alunos. O objetivo deste trabalho foi a criação e desenvolvimento de um jogo de cartas que permitisse a contextualização do conteúdo de metabolismo como forma de estimular alunos de cursos de graduação nas áreas biomédicas e biológicas a compreender a conexão entre os temas abordados na disciplina de bioquímica, e suas aplicações no dia-a-dia. O jogo criado foi o Metagame, que se propõe a trabalhar os conteúdos de bioquímica de forma dinâmica, integrada e contextualizada no metabolismo de mamíferos, e pode ser utilizado como atividade avaliativa ou fixação de conteúdo. Algumas sugestões de aplicação e um exemplo de aplicação do jogo numa turma de nutrição são apresentados, reforçando o papel do jogo na construção do conhecimento em bioquímica.

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Author Biographies

Amanda Borges Colman, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Malson Neilson de Lucena, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Bioquímica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto no Instituto de Biociências da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).  

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Published
2022-03-22
How to Cite
Colman, A. B., & Lucena, M. N. de. (2022). METAGAME: A PROPOSAL FOR TEACHING BIOCHEMISTRY. Imagens Da Educação , 12(1), 102-121. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v12i1.54594
Section
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores