METAGAME: A PROPOSAL FOR TEACHING BIOCHEMISTRY
Abstract
Bioquímica é uma disciplina com posição de destaque em quase todos os cursos de graduação nas áreas de saúde e ciências biológicas, entretanto os alunos costumam relatar dificuldades no aprendizado da mesma devido à forma fragmentada que os conteúdos costumam ser trabalhados. Nesse contexto, diversas metodologias alternativas vêm sido utilizadas. Os jogos didáticos ocupam posição de destaque por trabalhar os conteúdos de forma dinâmica e estimular o pensamento crítico dos alunos. O objetivo deste trabalho foi a criação e desenvolvimento de um jogo de cartas que permitisse a contextualização do conteúdo de metabolismo como forma de estimular alunos de cursos de graduação nas áreas biomédicas e biológicas a compreender a conexão entre os temas abordados na disciplina de bioquímica, e suas aplicações no dia-a-dia. O jogo criado foi o Metagame, que se propõe a trabalhar os conteúdos de bioquímica de forma dinâmica, integrada e contextualizada no metabolismo de mamíferos, e pode ser utilizado como atividade avaliativa ou fixação de conteúdo. Algumas sugestões de aplicação e um exemplo de aplicação do jogo numa turma de nutrição são apresentados, reforçando o papel do jogo na construção do conhecimento em bioquímica.
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