EDUCAÇÃO DO CAMPO: ELEMENTOS CONJUNTURAIS E APROXIMAÇÕES CURRICULARES

EDUCAÇÃO DO CAMPO: ELEMENTOS CONJUNTURAIS E APROXIMAÇÕES CURRICULARES

  • Samoel Cordeiro de Souza Primo Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Marcos Gehrke Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
Palavras-chave: Educação do Campo; Currículo; Políticas Públicas.

Resumo

Este artigo tem como objetivo promover reflexões acerca da Educação do Campo, seus elementos conjunturais e aproximações curriculares no contexto de mudanças e formulações das políticas públicas, a partir da década de 1990. Para compreender a situação estudada, buscou-se apoio nos seguintes campos teóricos: Educação do Campo no século XX e XXI, teorias problematizadoras do currículo e relação entre ambos. Optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa. Como ferramenta de análise de dados utilizou-se da pesquisa bibliográfica, e a partir de então foram produzidos os apontamentos. Desta forma, inicialmente foi realizado o estudo sobre as concepções e teoria que fundamentam a Educação do Campo e currículo, e logo após a relação entre ambos. Diante do cenário exposto, neste artigo, os resultados permitem compreender existem políticas públicas que buscam homogeneizar o currículo, sem considerar as identidades culturais retratadas pelos camponeses. As práticas pedagógicas curriculares proporcionam que a aprendizagem dos estudantes se torne mais experiencial e marcante, demonstrando suas visões de mundo e a forma de produzir a vida no campo.

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Biografia do Autor

Samoel Cordeiro de Souza Primo, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Pedagogo da rede municipal de educação do município de Turvo – PR.

Lattes: http//lattes.cnpq.br/9111076763975907 

Marcos Gehrke, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Coordenador do Curso de Pedagogia para Indígena.

Lattes: http//lattes.cnpq.br/2504684330782635 

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Publicado
2024-03-26
Como Citar
Primo, S. C. de S., & Gehrke, M. (2024). EDUCAÇÃO DO CAMPO: ELEMENTOS CONJUNTURAIS E APROXIMAÇÕES CURRICULARES. Imagens Da Educação , 14(1), 140-160. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i1.64723
Edição
Seção
Políticas Públicas e Gestão Educacional