EDUCAÇÃO DO CAMPO: ELEMENTOS CONJUNTURAIS E APROXIMAÇÕES CURRICULARES
EDUCAÇÃO DO CAMPO: ELEMENTOS CONJUNTURAIS E APROXIMAÇÕES CURRICULARES
Resumo
Este artigo tem como objetivo promover reflexões acerca da Educação do Campo, seus elementos conjunturais e aproximações curriculares no contexto de mudanças e formulações das políticas públicas, a partir da década de 1990. Para compreender a situação estudada, buscou-se apoio nos seguintes campos teóricos: Educação do Campo no século XX e XXI, teorias problematizadoras do currículo e relação entre ambos. Optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa. Como ferramenta de análise de dados utilizou-se da pesquisa bibliográfica, e a partir de então foram produzidos os apontamentos. Desta forma, inicialmente foi realizado o estudo sobre as concepções e teoria que fundamentam a Educação do Campo e currículo, e logo após a relação entre ambos. Diante do cenário exposto, neste artigo, os resultados permitem compreender existem políticas públicas que buscam homogeneizar o currículo, sem considerar as identidades culturais retratadas pelos camponeses. As práticas pedagógicas curriculares proporcionam que a aprendizagem dos estudantes se torne mais experiencial e marcante, demonstrando suas visões de mundo e a forma de produzir a vida no campo.
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