CURRÍCULO INTERCULTURAL DA ESCOLA INDIGENA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC):

UMA RELAÇÃO POSSÍVEL?

Palavras-chave: BNCC;. Currículo na escola indígena; Educação escolar indígena.

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo, elaborado pelo Ministério da Educação (MEC) para a organização do currículo de todas as etapas da Educação Básica, possibilitando que cada realidade se adeque em seu contexto. Nesse sentido, pretendemos verificar como a proposta de currículo em atendimento a educação escolar indígena relaciona-se com a proposta da BNCC, uma vez que essa tem o amparo das legislações vigentes ao direito a uma educação escolar específica, diferenciada e bilíngue. Trata-se de uma pesquisa de caráter bibliográfico, documental e com diálogo com uma diretora de escola com o objetivo de levantar estudos sobre currículo na educação escolar indígena, bem como compreender o termo competência adotado pela BNCC para assim identificar e relacionar com a proposta do currículo da escola indígena. Concluímos que é possível construir um currículo intercultural que contemple as orientações da BNCC bem como os saberes dos povos indígenas.

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Biografia do Autor

Heloisa Cristina Veronezzi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Maria Christine Berdusco Menezes, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Cristiane Barrivieira Laureth, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Educação Básica no Estado do Paraná.

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Publicado
2024-06-25
Como Citar
Veronezzi, H. C., Menezes, M. C. B., & Laureth, C. B. (2024). CURRÍCULO INTERCULTURAL DA ESCOLA INDIGENA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC):. Imagens Da Educação , 14(2), 22-42. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v14i2.65637
Edição
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores