EDUCAÇÃO ESPECIAL VERSUS EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Abstract
Versus é uma preposição que, em latim significava 'para', mas adquiriu no linguajar jurídico inglês, no século XV, o valor de 'contra', e neste sentido é frequentemente usada na língua espanhola de nossos dias. E essa é a questão, de esclarecer se a educação especial deve se direcionar para a educação inclusiva; ou se os dois modelos devem se enfrentar, um contra o outro; ou, pelo contrário, a educação especial e a educação inclusiva são modelos que devem confluir/juntar-se e ser integrados em uma escola que assuma como paradigma as necessidades educativas de qualquer tipo. O objetivo desta chamada temática é gerar um espaço de reflexão que gire em torno desses dois modelos de escola que, nos últimos tempos, vêm provocando o debate sobre se um deve prevalecer sobre o outro. A Educação Especial é entendida como o conjunto de conhecimentos científicos e intervenções educacionais, psicológicas, sociais e médicas que visam otimizar as possibilidades dos sujeitos excepcionais. Os países europeus estão adaptando a Educação Especial de acordo com os princípios de normalização, integração e inclusão, e com a concepção de educação como um serviço prestado ao cidadão. O conceito de Necessidades Educativas Especiais centra-se nos problemas dos alunos, não tendo como ponto de partida as limitações deles, mas focando-se na disponibilização de meios para alcançar as mesmas capacidades para todos. A "Declaração Mundial sobre Educação para Todos" (Jomtien, 1990) é a origem da educação inclusiva: Muda-se do conceito de normalização das diferenças nas escolas comuns para o conceito de escola inclusiva, que aceita todos os alunos como basicamente diferentes, sejam quais forem as circunstâncias pessoais e sociais de cada um deles. A "Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais", organizada pela UNESCO em Salamanca (1994), marca o início do Movimento de Educação Inclusiva, com uma declaração de princípios sobre as pessoas com necessidades educativas especiais, que devem ter acesso às escolas normais (comuns/regulares) e ser integradas em uma pedagogia centrada na criança capaz de atender a essas necessidades. O verdadeiro desafio da educação inclusiva supõe um trabalho que parte do reconhecimento da diversidade humana, da singularidade de cada indivíduo e da sua pertença a uma cultura. A Escola Inclusiva é uma exigência ética e social onde é garantida a aprendizagem de todos os alunos, com especial destaque para os excluídos, marginalizados ou em risco de o ser, através da implementação de um conjunto de ações orientadas a minimizar as barreiras que limitam a aprendizagem e a participação dos alunos.
Downloads
References
Asy’ari, M., Ikhsan, M., & Muhali. (2019). The Effectiveness of Inquiry Learning Model in Improving Prospective Teachers’ Metacognition Knowledge and Metacognition Awareness. International Journal of Instruction, 12(2), 455-470.
Azevedo, R. (2020). Reflections on the field of metacognition: Issues, challenges, and opportunities. Metacognition and Learning, 15(2), 91-98.
Balli, S. J. (2014). Pre-service teachers' juxtaposed memories: Implications for teacher education. Teacher Education Quarterly, 41(3), 105- 120.
Barbeira, J., Pousada, T., Espinosa, P., & Saleta Canosa, J. L. (2018). Las actitudes como factor clave en la inclusión universitaria”. Revista Española de Discapacidad, 6(I): 181-198.
Britt, M. (2012) Teachers professional development: a theoretical review. Educational Research, 54(4), 405-429.
Botero, H. J. (2015). De la cognició n situada a los procesos de mediación, como parte fundametal de la construcció n de conocmiento en las ciencias naturales. Revista Educación y Pensamiento, 22, 67-75.
Darretxe, L., Goikoetxea, J., & Fernández, A. (2013). Análisis de prácticas inclusivas y exclusoras en dos centros educativos del país vasco. Actualidades Investigativas en Educación, 13(2), 105-134.
Domínguez, J., & Vázquez, E. (2017). Atención a la diversidad: Análisis de la formación permanente del profesorado en Galicia. Revista de Educación Inclusiva, 8(2), 139-152.
Dörnyei, Z. (2012). Researching complex dynamic systems: ‘Retrodictive qualitative modelling’ in the language classroom. Language Teaching, 47(1), 1-12.
Duman, B., & Semerci, Ç. (2019). The Effect of a Metacognition-Based Instructional Practice on the Metacognitive Awareness of the Prospective Teachers. Universal Journal of Educational Research, 7(3), 720-728.
Ellis, A. K., Denton, D. W., & Bond, J. B. (2014). An analysis of research on metacognitive teaching strategies. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 116, 4015-4024.
Erenler, S., & Cetin, P. S. (2019). Utilizing Argument-Driven-Inquiry to Develop Pre-Service Teachers' Metacognitive Awareness and Writing Skills. International Journal of Research in Education and Science, 5(2), 628-638.
Ferradis, M. V., Grau, C., & Fortes M. C. (2009). Curso on line de formación de profesorado de la ESO sobre atención a la diversidad. Revista de Educación Inclusiva, 2(3), 51-70.
Flavell, J. H. (1979). Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive–developmental inquiry. American Psychologist, 34(10), 906-911.
García, M. B., Vilanova, S. L., Señoriño, O. A., Medel, G. A., y Natal, M. (2017). Relaciones entre formación disciplinar, concepciones sobre el aprendizaje y uso de estrategias metacognitivas en estudiantes universitarios de profesorado. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 8(23), 49-68.
Garabal-Barbeira, J., Pousada, T., Espinosa, P., & Saleta Canosa, J. L. (2018). Las actitudes como factor clave en la inclusión universitaria. Revista Española de Discapacidad, 6(1), 181-198.
Greene, J. A., & Azevedo, R. (2010). The measurement of learners’ self-regulated cognitive and metacognitive processes while using computer-based learning environments. Educational Psychologist, 45(4), 203-209.
Jerome, C., & Gunams, M. S. (2017). Not Quite What It Seems: Rethinking the Way We View Teachers’ Beliefs and Practices–A Case Study of a Malaysian ESL Teacher. 3L. Language, Linguistics, Literature, 23(4), 1-14.
Hawley, T. S., Crowe, A. R., & Brooks, E. W. (2012). Where do we go from here? Making sense of prospective social studies teachers' memories, conceptions, and visions of social studies teaching and learning. Teacher Education Quarterly, 39(3), 63-83.
Hernández-Amorós, M. J., Urrea-Solano, M. E., Granados Alós, L., Lagos San Martín, N. G., Sanmartin López, R., & García Fernández, J. M. (2017). Actitudes de los maestros en formación sobre la diversidad e inclusión educativa. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 4(1),45-53
Hernández, M. J., Urrea, M. E., Fernández, A., & Aparicio, M. P. (2018). Atención a la diversidad y escuela inclusiva: las actitudes del futuro profesorado. Revista de Psicología, 1(2), 147-156
Hernández-Lloret, C. M., Fernández, G., Álvarez, J. L., & Hernández-Lloret, M. J. (2019). La Formación del PDI en Atención a la Diversidad e Inclusión en las Universidades Españolas. Exploración y Relación entre Variables. Actas del XIX Congreso Internacional de Investigación Educativa.
Hiver, P., Whiteside, Z., Sánchez Solarte, A. C., & Kim, C. J. (2019). Language teacher metacognition: Beyond the mirror. Innovation in Language Learning and Teaching, 15(1), 52-65.
Kramarski, B., & Kohen, Z. (2017). Promoting preservice teachers' dual self- Regulation roles as learners and as teachers: Effects of generic vs. specific prompts. Metacognition and Learning, 12(2), 157-191.
Izquierdo, L. H., & Ullastres, Á. M. (2021). Actitudes de los maestros ante la inclusión educativa en Colombia, Guatemala y España. Ciencia y Educación, 5(1), 7-24.
Peñalva, A., & Leiva, J.J. (2019). Metodologías cooperativas y colaborativas en la formación del profesorado para la interculturalidad. Tendencias Pedagógicas, 33, 37-46.
Ponce N., & Camus, P. (2019). La práctica como eje formativo-reflexivo de la formación inicial docente. Revista de estudios y experiencias en educación, 18(37), 113-128.
Polo M. T., Fernández, M., & Fernández, C. (2021). Factores para potenciar el desarrollo de comunidades universitarias inclusivas: Ideas, creencias y actitudes del profesorado universitario hacia la discapacidad. Anales de Psicología, 37(3), 541–548.
Kozikoglu, I. (2019). Investigating Critical Thinking in Prospective Teachers: Metacognitive Skills, Problem Solving Skills and Academic Self-Efficacy. Journal of Social Studies Education Research, 10(2), 111-130.
Ley Orgánica Española (LOMLOE) 3/2020, de 29 de diciembre, por la que se modifica la Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo.
Li, L. (2016). Integrating thinking skills in foreign language learning: What can we learn from teachers’ perspectives? Thinking Skills and Creativity, 22, 273- 288.
Lin, X., Schwartz, D. L., & Hatano, G. (2018). Toward teachers’ adaptive metacognition. 40(4), 245–255.
López, M., Echeita, G., & Martín, E. (2009). Concepciones sobre el proceso de inclusión educativa de alumnos con discapacidad intelectual en la educación secundaria obligatoria. Cultura y Educación, 21(4), 485-496.
Luke, S. E., Ford, D., Vaughn, M., & Fulchini-Scruggs, A. (2021). Using mixed reality simulation and roleplay to develop preservice teachers’ metacognitive awareness. Journal of Technology and Teacher Education, 29(3), 389-413.
Liu, T., & Zheng, H. (2021). A Study of Digital Interactive Technology and Design Mode Promoting the Learners’ Metacognitive Experience in Smart Education. International Journal of Information and Education Technology, 11(10), 493-497.
Medina, I. E. (2018). Propuesta de un nuevo modelo: Práctica Reflexiva Mediada. Innoeduca: international journal of technology and educational innovation, 4(1), 44-53.
Moliner, O. (2008). Condiciones, procesos y circunstancias que permiten avanzar hacia la inclusión educativa: retomando las aportaciones de la experiencia canadiense. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 6(2), 27-44.
Rott, B., Leuders, T., & Stahl, E. (2015). Assessment of mathematical competencies and epistemic cognition of preservice teachers. Zeitschrift Für Psychologie, 223(1), 39-46.
Rubie-Davies, C. (2015). Teachers' Instructional Beliefs and the Classroom Climate: Connections and Classroom. In F. Fives, & M. Gregorie (Eds.), International handbook of research on teachers' beliefs (pp.266-283). Routledge.
Sáenz de Jubera Ocón, M. M., & Chocarro de Luis, E. (2019). La atención a la diversidad desde la perspectiva del profesorado. Revista mexicana de investigación educativa, 24(82), 789-809.
Sánchez Huete, J. C. (2017). Educación Inclusiva: Políticas para educar en Igualdad. En García-Sempere, P., Pinargote, M., Véliz, V., Herrán, A., y Montiano, B. (coords.), Formación y transformación para la educación inclusiva en la universidad, pp. 3-26. Granada: Editorial Universidad de Granada.
Sandoval, M., Simón, C., & Echeita, G. (2019). Educación inclusiva y atención a la diversidad desde la orientación educativa. Síntesis.
Seijo, J. C. T., López, C. M., López, M. L. P., & Virseda, C. M. (2015). Formación del profesorado en aprendizaje cooperativo y alumnos con altas capacidades: un enfoque inclusivo. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 9(2), 91-110.
Sharma, R. C., & Sharma, Y. P. (2021). Designing virtual reality experiences in education. Bulletin of the Technical Committee on Learning Technology, 21(1), 19-22.
Soodla, P., Jõgi, A., & Kikas, E. (2017). Relationships between teachers' metacognitive knowledge and students' metacognitive knowledge and Reading achievement. European Journal of Psychology of Education, 32(2), 201-218.
Slee, R. (2012). La escuela extraordinaria. Exclusión, escolarización y educación inclusiva. Morata.
Talanquer, V. (2014). Razonamiento pedagógico específico sobre el contenido. Educación Química, 25(3), 391-397.
Parsons, S. A., Vaughn, M., Qualls, R., Gallagher, M. A., Ward, A., Davis, S. G., Pierczynski, M., & Allen, M. (2018). Teachers’ instructional adaptations: A research synthesis. Review of Educational Research, 88(2), 205-242.
Prytula, M. P. (2012). Teacher metacognition within the professional learning community. International Education Studies, 5(4), 112-121.
Uibu, K., Salo, A., Ugaste, A., & Rasku-Puttonen, H. (2017). Beliefs about teaching held by student teachers and school-based teacher educators. Teaching and Teacher Education, 63, 396-404.
Vaughan, N., & Wah, J. L. (2020). The community of inquiry framework: Future practical directions-shared metacognition. International Journal of E-Learning & Distance Education, 35(1), 1-25.
Vázquez-Chaves, A.P. (2015). La metacognición: Una herramienta para promover un ambiente áulico inclusivo para estudiantes con discapacidad. Revista Electrónica Educare, 19(3), 1-20.
Copyright (c) 2023 Imagens da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARATION OF ORIGINALITY AND CESSATION OF COPYRIGHT
I Declare that current article is original and has not been submitted for publication, in part or in whole, to any other national or international journal. I also declare that once published in the Imagens da Educação, a publication of the IES (UEM, UEL, UFSM, Univali, Unioeste and UEPG), it will not be submitted by me or by any co-author to any other journal. In my name and in the name of co-authors, I shall cede the copyright of the above mentioned article to the Universidade Estadual de Maringá and I declare that I know that the non-observance of this norm may make me liable for the penalties contemplated in the Law for the Protection of Authors' Rights (Act 9609 of the 19th February 1998).







1.png)
