EDUCAÇÃO ESPECIAL VERSUS EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palabras clave: diversidade; inclusão; treinamento; professor

Resumen

Versus é uma preposição que, em latim significava 'para', mas adquiriu no linguajar jurídico inglês, no século XV, o valor de 'contra', e neste sentido é frequentemente usada na língua espanhola de nossos dias. E essa é a questão, de esclarecer se a educação especial deve se direcionar para a educação inclusiva; ou se os dois modelos devem se enfrentar, um contra o outro; ou, pelo contrário, a educação especial e a educação inclusiva são modelos que devem confluir/juntar-se e ser integrados em uma escola que assuma como paradigma as necessidades educativas de qualquer tipo. O objetivo desta chamada temática é gerar um espaço de reflexão que gire em torno desses dois modelos de escola que, nos últimos tempos, vêm provocando o debate sobre se um deve prevalecer sobre o outro. A Educação Especial é entendida como o conjunto de conhecimentos científicos e intervenções educacionais, psicológicas, sociais e médicas que visam otimizar as possibilidades dos sujeitos excepcionais. Os países europeus estão adaptando a Educação Especial de acordo com os princípios de normalização, integração e inclusão, e com a concepção de educação como um serviço prestado ao cidadão. O conceito de Necessidades Educativas Especiais centra-se nos problemas dos alunos, não tendo como ponto de partida as limitações deles, mas focando-se na disponibilização de meios para alcançar as mesmas capacidades para todos. A "Declaração Mundial sobre Educação para Todos" (Jomtien, 1990) é a origem da educação inclusiva: Muda-se do conceito de normalização das diferenças nas escolas comuns para o conceito de escola inclusiva, que aceita todos os alunos como basicamente diferentes, sejam quais forem as circunstâncias pessoais e sociais de cada um deles. A "Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais", organizada pela UNESCO em Salamanca (1994), marca o início do Movimento de Educação Inclusiva, com uma declaração de princípios sobre as pessoas com necessidades educativas especiais, que devem ter acesso às escolas normais (comuns/regulares) e ser integradas em uma pedagogia centrada na criança capaz de atender a essas necessidades. O verdadeiro desafio da educação inclusiva supõe um trabalho que parte do reconhecimento da diversidade humana, da singularidade de cada indivíduo e da sua pertença a uma cultura. A Escola Inclusiva é uma exigência ética e social onde é garantida a aprendizagem de todos os alunos, com especial destaque para os excluídos, marginalizados ou em risco de o ser, através da implementação de um conjunto de ações orientadas a minimizar as barreiras que limitam a aprendizagem e a participação dos alunos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Juan Carlos Sánchez-Huete, Centro de Estudios Superiores Don Bosco (CES Don Bosco), Universidad Complutense de Madrid (UCM)

Doctor en Filosofía y Ciencias de la Educación por la Universidad Complutense de Madrid (UCM). Profesor universitario en Centro de Estudios Superiores Don Bosco (CES Don Bosco), Universidad Complutense de Madrid (UCM). Madrid, España.

Alejandra Alexia Díaz-Pino, Centro de Estudios Superiores Don Bosco (CES Don Bosco), Universidad Complutense de Madrid (UCM)

Doctora en Educación por la Universidad Complutense de Madrid (UCM). Profesora universitaria en Centro de Estudios Superiores Don Bosco (CES Don Bosco), Universidad Complutense de Madrid (UCM). Madrid, España.

Citas

Amaro, M. C. (2019). Formación Docente para la Atención a la Diversidad en Educación Superior: una búsqueda de posibilidades para la enseñanza. Revista de Educación Inclusiva, 12(1), 51-66.
Asy’ari, M., Ikhsan, M., & Muhali. (2019). The Effectiveness of Inquiry Learning Model in Improving Prospective Teachers’ Metacognition Knowledge and Metacognition Awareness. International Journal of Instruction, 12(2), 455-470.
Azevedo, R. (2020). Reflections on the field of metacognition: Issues, challenges, and opportunities. Metacognition and Learning, 15(2), 91-98.
Balli, S. J. (2014). Pre-service teachers' juxtaposed memories: Implications for teacher education. Teacher Education Quarterly, 41(3), 105- 120.
Barbeira, J., Pousada, T., Espinosa, P., & Saleta Canosa, J. L. (2018). Las actitudes como factor clave en la inclusión universitaria”. Revista Española de Discapacidad, 6(I): 181-198.
Britt, M. (2012) Teachers professional development: a theoretical review. Educational Research, 54(4), 405-429.
Botero, H. J. (2015). De la cognició n situada a los procesos de mediación, como parte fundametal de la construcció n de conocmiento en las ciencias naturales. Revista Educación y Pensamiento, 22, 67-75.
Darretxe, L., Goikoetxea, J., & Fernández, A. (2013). Análisis de prácticas inclusivas y exclusoras en dos centros educativos del país vasco. Actualidades Investigativas en Educación, 13(2), 105-134.
Domínguez, J., & Vázquez, E. (2017). Atención a la diversidad: Análisis de la formación permanente del profesorado en Galicia. Revista de Educación Inclusiva, 8(2), 139-152.
Dörnyei, Z. (2012). Researching complex dynamic systems: ‘Retrodictive qualitative modelling’ in the language classroom. Language Teaching, 47(1), 1-12.
Duman, B., & Semerci, Ç. (2019). The Effect of a Metacognition-Based Instructional Practice on the Metacognitive Awareness of the Prospective Teachers. Universal Journal of Educational Research, 7(3), 720-728.
Ellis, A. K., Denton, D. W., & Bond, J. B. (2014). An analysis of research on metacognitive teaching strategies. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 116, 4015-4024.
Erenler, S., & Cetin, P. S. (2019). Utilizing Argument-Driven-Inquiry to Develop Pre-Service Teachers' Metacognitive Awareness and Writing Skills. International Journal of Research in Education and Science, 5(2), 628-638.
Ferradis, M. V., Grau, C., & Fortes M. C. (2009). Curso on line de formación de profesorado de la ESO sobre atención a la diversidad. Revista de Educación Inclusiva, 2(3), 51-70.
Flavell, J. H. (1979). Metacognition and cognitive monitoring: A new area of cognitive–developmental inquiry. American Psychologist, 34(10), 906-911.
García, M. B., Vilanova, S. L., Señoriño, O. A., Medel, G. A., y Natal, M. (2017). Relaciones entre formación disciplinar, concepciones sobre el aprendizaje y uso de estrategias metacognitivas en estudiantes universitarios de profesorado. Revista Iberoamericana de Educación Superior, 8(23), 49-68.
Garabal-Barbeira, J., Pousada, T., Espinosa, P., & Saleta Canosa, J. L. (2018). Las actitudes como factor clave en la inclusión universitaria. Revista Española de Discapacidad, 6(1), 181-198.
Greene, J. A., & Azevedo, R. (2010). The measurement of learners’ self-regulated cognitive and metacognitive processes while using computer-based learning environments. Educational Psychologist, 45(4), 203-209.
Jerome, C., & Gunams, M. S. (2017). Not Quite What It Seems: Rethinking the Way We View Teachers’ Beliefs and Practices–A Case Study of a Malaysian ESL Teacher. 3L. Language, Linguistics, Literature, 23(4), 1-14.
Hawley, T. S., Crowe, A. R., & Brooks, E. W. (2012). Where do we go from here? Making sense of prospective social studies teachers' memories, conceptions, and visions of social studies teaching and learning. Teacher Education Quarterly, 39(3), 63-83.
Hernández-Amorós, M. J., Urrea-Solano, M. E., Granados Alós, L., Lagos San Martín, N. G., Sanmartin López, R., & García Fernández, J. M. (2017). Actitudes de los maestros en formación sobre la diversidad e inclusión educativa. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 4(1),45-53
Hernández, M. J., Urrea, M. E., Fernández, A., & Aparicio, M. P. (2018). Atención a la diversidad y escuela inclusiva: las actitudes del futuro profesorado. Revista de Psicología, 1(2), 147-156
Hernández-Lloret, C. M., Fernández, G., Álvarez, J. L., & Hernández-Lloret, M. J. (2019). La Formación del PDI en Atención a la Diversidad e Inclusión en las Universidades Españolas. Exploración y Relación entre Variables. Actas del XIX Congreso Internacional de Investigación Educativa.
Hiver, P., Whiteside, Z., Sánchez Solarte, A. C., & Kim, C. J. (2019). Language teacher metacognition: Beyond the mirror. Innovation in Language Learning and Teaching, 15(1), 52-65.
Kramarski, B., & Kohen, Z. (2017). Promoting preservice teachers' dual self- Regulation roles as learners and as teachers: Effects of generic vs. specific prompts. Metacognition and Learning, 12(2), 157-191.
Izquierdo, L. H., & Ullastres, Á. M. (2021). Actitudes de los maestros ante la inclusión educativa en Colombia, Guatemala y España. Ciencia y Educación, 5(1), 7-24.
Peñalva, A., & Leiva, J.J. (2019). Metodologías cooperativas y colaborativas en la formación del profesorado para la interculturalidad. Tendencias Pedagógicas, 33, 37-46.
Ponce N., & Camus, P. (2019). La práctica como eje formativo-reflexivo de la formación inicial docente. Revista de estudios y experiencias en educación, 18(37), 113-128.
Polo M. T., Fernández, M., & Fernández, C. (2021). Factores para potenciar el desarrollo de comunidades universitarias inclusivas: Ideas, creencias y actitudes del profesorado universitario hacia la discapacidad. Anales de Psicología, 37(3), 541–548.
Kozikoglu, I. (2019). Investigating Critical Thinking in Prospective Teachers: Metacognitive Skills, Problem Solving Skills and Academic Self-Efficacy. Journal of Social Studies Education Research, 10(2), 111-130.
Ley Orgánica Española (LOMLOE) 3/2020, de 29 de diciembre, por la que se modifica la Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo.
Li, L. (2016). Integrating thinking skills in foreign language learning: What can we learn from teachers’ perspectives? Thinking Skills and Creativity, 22, 273- 288.
Lin, X., Schwartz, D. L., & Hatano, G. (2018). Toward teachers’ adaptive metacognition. 40(4), 245–255.
López, M., Echeita, G., & Martín, E. (2009). Concepciones sobre el proceso de inclusión educativa de alumnos con discapacidad intelectual en la educación secundaria obligatoria. Cultura y Educación, 21(4), 485-496.
Luke, S. E., Ford, D., Vaughn, M., & Fulchini-Scruggs, A. (2021). Using mixed reality simulation and roleplay to develop preservice teachers’ metacognitive awareness. Journal of Technology and Teacher Education, 29(3), 389-413.
Liu, T., & Zheng, H. (2021). A Study of Digital Interactive Technology and Design Mode Promoting the Learners’ Metacognitive Experience in Smart Education. International Journal of Information and Education Technology, 11(10), 493-497.
Medina, I. E. (2018). Propuesta de un nuevo modelo: Práctica Reflexiva Mediada. Innoeduca: international journal of technology and educational innovation, 4(1), 44-53.
Moliner, O. (2008). Condiciones, procesos y circunstancias que permiten avanzar hacia la inclusión educativa: retomando las aportaciones de la experiencia canadiense. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 6(2), 27-44.
Rott, B., Leuders, T., & Stahl, E. (2015). Assessment of mathematical competencies and epistemic cognition of preservice teachers. Zeitschrift Für Psychologie, 223(1), 39-46.
Rubie-Davies, C. (2015). Teachers' Instructional Beliefs and the Classroom Climate: Connections and Classroom. In F. Fives, & M. Gregorie (Eds.), International handbook of research on teachers' beliefs (pp.266-283). Routledge.
Sáenz de Jubera Ocón, M. M., & Chocarro de Luis, E. (2019). La atención a la diversidad desde la perspectiva del profesorado. Revista mexicana de investigación educativa, 24(82), 789-809.
Sánchez Huete, J. C. (2017). Educación Inclusiva: Políticas para educar en Igualdad. En García-Sempere, P., Pinargote, M., Véliz, V., Herrán, A., y Montiano, B. (coords.), Formación y transformación para la educación inclusiva en la universidad, pp. 3-26. Granada: Editorial Universidad de Granada.
Sandoval, M., Simón, C., & Echeita, G. (2019). Educación inclusiva y atención a la diversidad desde la orientación educativa. Síntesis.
Seijo, J. C. T., López, C. M., López, M. L. P., & Virseda, C. M. (2015). Formación del profesorado en aprendizaje cooperativo y alumnos con altas capacidades: un enfoque inclusivo. Revista latinoamericana de educación inclusiva, 9(2), 91-110.
Sharma, R. C., & Sharma, Y. P. (2021). Designing virtual reality experiences in education. Bulletin of the Technical Committee on Learning Technology, 21(1), 19-22.
Soodla, P., Jõgi, A., & Kikas, E. (2017). Relationships between teachers' metacognitive knowledge and students' metacognitive knowledge and Reading achievement. European Journal of Psychology of Education, 32(2), 201-218.
Slee, R. (2012). La escuela extraordinaria. Exclusión, escolarización y educación inclusiva. Morata.
Talanquer, V. (2014). Razonamiento pedagógico específico sobre el contenido. Educación Química, 25(3), 391-397.
Parsons, S. A., Vaughn, M., Qualls, R., Gallagher, M. A., Ward, A., Davis, S. G., Pierczynski, M., & Allen, M. (2018). Teachers’ instructional adaptations: A research synthesis. Review of Educational Research, 88(2), 205-242.
Prytula, M. P. (2012). Teacher metacognition within the professional learning community. International Education Studies, 5(4), 112-121.
Uibu, K., Salo, A., Ugaste, A., & Rasku-Puttonen, H. (2017). Beliefs about teaching held by student teachers and school-based teacher educators. Teaching and Teacher Education, 63, 396-404.
Vaughan, N., & Wah, J. L. (2020). The community of inquiry framework: Future practical directions-shared metacognition. International Journal of E-Learning & Distance Education, 35(1), 1-25.
Vázquez-Chaves, A.P. (2015). La metacognición: Una herramienta para promover un ambiente áulico inclusivo para estudiantes con discapacidad. Revista Electrónica Educare, 19(3), 1-20.
Publicado
2023-06-28
Cómo citar
Sánchez-Huete, J. C., & Díaz-Pino, A. A. (2023). EDUCAÇÃO ESPECIAL VERSUS EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Imagens Da Educação , 13(2), 7-9. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i2.68680