VIOLÊNCIAS E CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS
RESISTÊNCIAS A PARTIR DO PROJETO DE LEI (PL) Nº 1.482/2023
Resumen
La investigación aborda el tema de la violencia y la cultura de paz en las escuelas con foco en el Proyecto de Ley (PL) nº 1.482/2023. La hipótesis central es que la implementación de prácticas y políticas que promuevan una cultura de paz puede contribuir significativamente a reducir los índices de violencia en las escuelas. El objetivo, basado en una investigación cualitativa y documental, es analizar la relación entre cultura de paz y educación de acuerdo con el Proyecto de Ley nº 1.482/2023, explorar los matices del desafío de promover una cultura de paz en las escuelas, resaltar la importancia de aprobar e implementar medidas preventivas e investigar la implementación del Proyecto de Ley N° 1.482/2023 como fundamental para crear un ambiente escolar más seguro y propicio para el desarrollo académico y emocional de los estudiantes. Se concluye que la aprobación e implementación del Proyecto de Ley nº 1.482/2023 es crucial para crear un ambiente escolar más seguro y propicio para el desarrollo académico y emocional de los estudiantes, a partir de algunas iniciativas brasileñas. La cultura de paz no sólo contribuye a la formación de ciudadanos conscientes y responsables, sino que también sienta las bases para una sociedad más pacífica y equitativa, además de ser un mecanismo de gestión democrática.
Descargas
Metrics
Citas
BORGES, C., & PACHECO, J. (2023, 5 abril). Quatro crianças são mortas em ataque a creche em Blumenau; homem foi preso. G1. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2023/04/05/ataque-creche-blumenau.ghtml Acesso em: 16 dezembro de 2024
Bourdieu, P., & Passeron, J.-C. (1992). A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino (2a ed.). Francisco Alves.
Brasil. (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 1 julho de 2023.
Brasil. (2023). Lei nº 14.643/2023, de 2 de agosto de 2023. Autoriza o Poder Executivo a implantar serviço de monitoramento de ocorrências de violência escolar. Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/l14643.htm Acesso em: 1 julho de 2023.
Câmara dos Deputados. (2023). Projeto de Lei nº 1.482/2023. Institui a Política Nacional de Promoção da Cultura de Paz nas Escolas. Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2353954 Acesso em: 1 julho de 2023.
Charlot, B. (2002). A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. Revista Sociologias, 4(8), 432–443. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/fDDGcftS4kF3Y6jfxZt5M5K/?format=pdf&lang=pt
Cintra, C. (2023, 16 abril). Entenda o que é cultura de paz nas escolas. G1. Disponível em : https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2023/04/16/entenda-o-que-e-cultura-de-paz-nas-escolas.ghtml Acesso em: 1 dezembro de 2023.
CNN Brasil. (2023). Tudo sobre: Ataque a creche em Blumenau. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tudo-sobre/ataque-a-creche-em-blumenau/ Acesso em: 10 de dezembro de 2023
Lima, R. S. de, & Martins, C. (2023). Violência nas escolas. In Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (pp. 354–357). Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2023/08/anuario-2023-texto-16-violencia-nas-escolas.pdf Acesso em: 10 de dezembro de 2023
Marx, K. (2013). O capital: Crítica da economia política. Livro 1. O processo de produção do capital. (R. Enderle, Trad.). São Paulo: Boitempo editorial. Disponível em: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/marx-e-engels/o-capital-livro-1.pdf Acesso em: 10 de abril de 2024
Mattos, L. (2023, 23 de outubro). Brasil teve 36 ataques a escolas; pós-pandemia tem 60%. Folha de S. Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2023/10/brasil-teve-36-ataques-a-escolas-em-22-anos-pos-pandemia-concentra-quase-60.shtml Acesso em: 10 de dezembro de 2023
Nascimento, J. B. B. (2019). A violência na sociedade e na educação em Marx e Engels (Tese de doutorado, Universidade Federal do Ceará).
New, W., & Petronicolos, L. (2001). Spear Fishing in Wisconsin: Multicultural education as symbolic violence. Race Ethnicity and Education, 4(1), 5-27. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/713693048 Acesso em: 10 de dezembro de 2023
Nunes, A. O. (2011). Como restaurar a paz nas escolas: guia para educadores. São Paulo: Contexto.
Organização das Nações Unidas. (2015). Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis. Agenda 2030. Recuperado de http://www.agenda2030.com.br/ods/16/ Acesso em: 12 de março de 2024.
Pranis, K. (2005). The Little Book of Circle Processes: A New/Old Approach to Peacemaking. Intercourse, PA: Good Books.
Professora Goreth. (2023). Câmara dos Deputados. Projeto de Lei nº 1.482/2023. Institui a Política Nacional de Promoção da Cultura de Paz nas Escolas. Brasília, DF: Câmara dos Deputados. Disponível em https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2353954 Acesso em: 12 de março de 2024.
Santos, J. V. T. dos. (2001). A violência na escola: conflitualidade social e ações civilizatórias. Educação e Pesquisa, 27(1), 105-122. Disponível em https://www.scielo.br/j/ep/a/zq4vP9BCQsBDVrD8CHjfBbk/ Acesso em: 12 de março de 2024.
SENADO FEDERAL. (2023). Projeto de Lei nº 1482, de 2023. Institui a Política Nacional de Promoção da Cultura de Paz nas Escolas. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/159370 Acesso em: 12 de dezembro de 2023
TANCREDI, L. (2009, 10 de junho). Campanha mobiliza pais, professores e estudantes para conter a violência. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/215-568057805/13697-campanha-mobiliza-pais-professores-e-estudantes-para-conter-a-violencia Acesso em: 9 de março de 2024.
UNESCO. (2010). Cultura de paz: da reflexão à ação; balanço da Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo. Brasília, DF: UNESCO; São Paulo: Associação Palas Athena.
UNICEF. (1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas (resolução 217 A III), em 10 de dezembro de 1948. [S. I.]: UNICEF. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos Acesso em: 6 de dezembro de 2023
Escola Superior MPPR. (2023). Violência contra escolas e construção da cultura de paz [Vídeo]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H7_hJpqfOrw. Acesso em jan. de 2024
Derechos de autor 2025 Imagens da Educação

Esta obra está bajo licencia internacional Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObrasDerivadas 4.0.
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).