VIOLÊNCIAS E CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS

RESISTÊNCIAS A PARTIR DO PROJETO DE LEI (PL) Nº 1.482/2023

Palavras-chave: Violência escolar; Educação escolar; Legislação educacional; Resistência e cultura de paz escolar.

Resumo

A pesquisa aborda o tema das violências e da cultura de paz nas escolas com foco no Projeto de Lei (PL) nº 1.482/2023. A hipótese central é que a implementação de práticas e políticas que promovam a cultura de paz pode contribuir, significativamente, para a redução dos índices de violência nas escolas. Objetiva-se, a partir de uma pesquisa qualitativa e documental, analisar a relação entre a cultura de paz e a educação de acordo com o Projeto de Lei nº 1.482/2023, explorar as nuances do desafio de promover uma cultura de paz nas escolas, destacar a importância da aprovação e implementação de medidas preventivas e investigar a implementação do Projeto de Lei nº 1.482/2023 como fundamental para criar um ambiente escolar mais seguro e propício ao desenvolvimento acadêmico e emocional dos estudantes. Conclui-se que a aprovação e implementação do Projeto de Lei nº 1.482/2023 é fulcral para criar um ambiente escolar mais seguro e propício ao desenvolvimento acadêmico e emocional dos estudantes, tomando por base algumas iniciativas brasileiras. A cultura de paz não apenas contribui para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, mas também estabelece as bases para uma sociedade mais pacífica e equitativa, além de ser um mecanismo de gestão democrática. 

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Biografia do Autor

Crislaine Bento Gomes da Silva, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Pedagoga pela Uninter e Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Maringá. 

Camila Maria Bortot, Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professora adjunta da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

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Publicado
2025-06-24
Como Citar
Silva, C. B. G. da, & Bortot, C. M. (2025). VIOLÊNCIAS E CULTURA DE PAZ NAS ESCOLAS. Imagens Da Educação , 15(2), 23-46. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i2.72299