DO ÓDIO À VIOLÊNCIA

COMO ANÁLISE DOS DISCURSOS DE ÓDIO PODEM CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO SOBRE AS VIOLÊNCIAS ESCOLARES

Résumé

Do ódio à violência, este artigo pretende refletir sobre as relações entre as produções de discursos de ódio na internet, especificamente nas redes sociais e sua articulação com os fenômenos das violências escolares. Entendo que os discursos de ódio se constituem num fenômeno contemporâneo, tornando-se necessária a análise das suas características e padrões de ataques e circulação nas redes, possibilitando compreender as forças políticas-sociais que atuam na fundamentação do ódio e suas principais formas de captação de indivíduos para a disseminação do ódio em rede. Partindo deste olhar, proponho uma investigação qualitativa de inspiração foucaultiana para a construção dos caminhos teóricos-investigativos sobre os dados publicados pelo Observatório Nacional dos Direitos Humanos (ObservaDH) do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) das denúncias contra discursos de ódio nas redes sociais, para refletir sobre as possíveis relações entre a produção e circulação do ódio na internet com o aumento das violências nas escolas.

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Biographie de l'auteur

Rachel Pulcino, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal Juiz de Fora (UFJF). Doutora e mestra em
Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Graduada em História pela
Universidade Gama Filho (UGF). Docente da rede privada de educação.

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Publiée
2025-06-24
Comment citer
Pulcino, R. (2025). DO ÓDIO À VIOLÊNCIA. Imagens Da Educação , 15(2), 212-232. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v15i2.75113