<b>Universidade, conhecimento e cidadania</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12345

  • Cezar Luiz De Mari Universidade Federal de Viçosa
  • Marlene Grade Universidade Federal de Ouro Preto

Abstract

Este artigo busca descrever a implantação da Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, no Vale do Mucuri, com a instalação do Campus Avançado em Teófilo Otoni/MG. A pesquisa foi conduzida a partir da análise de documentos oficiais, literatura especializada e da experiência de um projeto piloto de pesquisa e extensão aplicado na circunvizinhança do novo Campus. O eixo metodológico enfoca a presença da instituição pública na promoção da cidadania, imprimindo uma dinâmica de inclusão social no Vale do Mucuri, anteriormente marcado pela presença do ensino superior privado. Concluímos que a presença da UFVJM não corrige a disparidade de oferta de vagas e do número de instituições públicas em relação a oferta privada, somente equipara a região aos índices nacionais; a inserção institucional comunitária permite conhecimento e uma presença regional qualitativa; a metodologia baseada na troca de conhecimentos produz vínculos democráticos e construtivos com a comunidade local.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cezar Luiz De Mari, Universidade Federal de Viçosa
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa - UFV. Coordenou MINTER em educação entre UFRR-UFAM (2006-2007), Coordenou PROCAMPO na UFVJM (2008-2009). Dirigiu o Centro de Educação - CEDUC/UFRR entre 2006 e 2007. Pesquisador da área dos fundamentos em educação com ênfase em educação e filosofia. Tem experiência na área de Educação, Filosofia e ética.
Published
2011-01-26
How to Cite
Mari, C. L. D., & Grade, M. (2011). <b>Universidade, conhecimento e cidadania</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v1i1.12345. Imagens Da Educação , 1(1), 1-9. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v1i1.12345
Section
Historical and Philosophical Studies