Crianças de frações de classe média que apresentam baixo desempenho na escola: como são julgadas? - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21550

  • Ana Carolina Colacioppo Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Alda Junqueira Marin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumen

Este artigo analisa manifestações de docentes e familiares referentes ao que cerca o fato de alunos de quarta série, de frações de classe média, apresentarem baixo desempenho escolar. Pretende analisar os fatores relacionados à insuficiência de desempenho escolar de crianças em escola privada. As principais referências para a realização do presente estudo foram Bourdieu, que alerta para a impossibilidade de analisar as desigualdades escolares apenas como produtos das desigualdades supostamente naturais entre as pessoas, pois no sistema educativo há um processo implícito que gera diferenças; Lahire e Charlot, que ressaltam a importância da análise de desempenhos escolares marginais de crianças de determinadas classes sociais, resultados que ultrapassam a perspectiva estatística. As informações foram coletadas nas atividades dos alunos e em entrevistas com professoras e mães. As análises evidenciaram que as crianças apresentaram resultados aquém das expectativas docentes num contexto em que o desempenho foi considerado como um fenômeno constituído na presença de diversas circunstâncias pelos agentes da escola e justificado nas manifestações por meio de perspectivas relacionadas às características inatas ou a fatores influenciados pela configuração do ambiente de classe média da criança.

 

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Biografía del autor/a

Ana Carolina Colacioppo Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
É licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela mesma instituição, e doutoranda em Educação pelo mesmo programa de Pós-Graduação. Atualmente trabalha com formação de professores no ensino superior em curso de Pedagogia. Tem experiência na área da Educação, no âmbito docente, atuando principalmente nos seguintes temas: escola privada, rendimento escolar, frações de classe média, juízo docente nos anos iniciais do ensino fundamental e formação docente no ensino superior para o trabalho com os anos iniciais da escolarização.
Publicado
2013-10-29
Cómo citar
Rodrigues, A. C. C., & Marin, A. J. (2013). Crianças de frações de classe média que apresentam baixo desempenho na escola: como são julgadas? - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21550. Imagens Da Educação , 3(3), 22-30. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i3.21550
Sección
Ensino e Aprendizagem