Crianças de frações de classe média que apresentam baixo desempenho na escola: como são julgadas? - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21550

  • Ana Carolina Colacioppo Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Alda Junqueira Marin Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Résumé

Este artigo analisa manifestações de docentes e familiares referentes ao que cerca o fato de alunos de quarta série, de frações de classe média, apresentarem baixo desempenho escolar. Pretende analisar os fatores relacionados à insuficiência de desempenho escolar de crianças em escola privada. As principais referências para a realização do presente estudo foram Bourdieu, que alerta para a impossibilidade de analisar as desigualdades escolares apenas como produtos das desigualdades supostamente naturais entre as pessoas, pois no sistema educativo há um processo implícito que gera diferenças; Lahire e Charlot, que ressaltam a importância da análise de desempenhos escolares marginais de crianças de determinadas classes sociais, resultados que ultrapassam a perspectiva estatística. As informações foram coletadas nas atividades dos alunos e em entrevistas com professoras e mães. As análises evidenciaram que as crianças apresentaram resultados aquém das expectativas docentes num contexto em que o desempenho foi considerado como um fenômeno constituído na presença de diversas circunstâncias pelos agentes da escola e justificado nas manifestações por meio de perspectivas relacionadas às características inatas ou a fatores influenciados pela configuração do ambiente de classe média da criança.

 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Ana Carolina Colacioppo Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
É licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Educação: História, Política, Sociedade, pela mesma instituição, e doutoranda em Educação pelo mesmo programa de Pós-Graduação. Atualmente trabalha com formação de professores no ensino superior em curso de Pedagogia. Tem experiência na área da Educação, no âmbito docente, atuando principalmente nos seguintes temas: escola privada, rendimento escolar, frações de classe média, juízo docente nos anos iniciais do ensino fundamental e formação docente no ensino superior para o trabalho com os anos iniciais da escolarização.
Publiée
2013-10-29
Comment citer
Rodrigues, A. C. C., & Marin, A. J. (2013). Crianças de frações de classe média que apresentam baixo desempenho na escola: como são julgadas? - doi: 10.4025/imagenseduc.v3i3.21550. Imagens Da Educação , 3(3), 22-30. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i3.21550
Rubrique
Ensino e Aprendizagem