Uso dos vídeos na formação continuada: integrando experiências de ensino de professores das regiões nordeste e sul
Resumen
O objetivo deste artigo é analisar as percepções de docentes de diferentes áreas sobre o uso de vídeos na formação continuada envolvendo o ensino da Matemática. O trabalho foi realizado ao longo de uma formação continuada online, denominada Tendências em ensino da Matemática: investigação, etnomatemática e modelagem matemática, realizada via webconferência e oferecida pelo Observatório da Educação, vinculado à Univates, RS, para professores de diferentes etapas da educação do Estado do Maranhão. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual foi aplicado um questionário a 82 participantes da formação continuada. Para analisar os dados coletados, buscou-se compreender e interpretar trechos dos relatos dos participantes da pesquisa, a partir do aporte teórico pesquisado. Com os dados coletados, verificou-se a importância da formação docente por meio de vídeos que retratam experiências reais da sala de aula. Como pontos a melhorar, percebeu-se que o uso da webconferência requer uma infraestrutura básica, o que, em muitas regiões brasileiras, ainda não existe.
Descargas
Metrics
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).