Trabalho docente na educação infantil: olhares reflexivos para a ação intencional e planejada do ensino
Resumo
Neste artigo objetivamos analisar o trabalho docente na educação infantil mediante a ação intencional e planejada do ensino para as crianças entre 0 e 5 anos. Para esse estudo, é necessária a compreensão de como tem sido constituída a rotina pedagógica e o trabalho do professor na educação infantil, tendo como respaldo de análise a Teoria Crítica da Sociedade e a Teoria Histórico-Cultural. A análise é fruto de projetos de pesquisa realizados na Universidade Estadual de Maringá (UEM) e na Universidade Estadual de Londrina (UEL), justificando-se pela necessidade de articularmos pesquisas de diferentes instituições formativas como também de pensarmos o trabalho educacional docente em consonância com fatores sociais, políticos e econômicos que o influenciam. A metodologia de trabalho é de cunho teórico e reflexivo à luz de fundamentos da Teoria Crítica da Sociedade e da Teoria Histórico-Cultural que subsidiam os projetos de pesquisa, possibilitando refletir sobre os desafios para o trabalho docente intencional e planejado em espaços com crianças pequenas. Como resultado, defendemos um trabalho docente na educação infantil que promova aprendizagem e desenvolvimento às crianças com ações sistematizadas e intencionais e uma formação docente inicial e continuada ressignificada, objetivando novos olhares e ações didáticas para uma aprendizagem emancipatória e significativa das crianças.
Downloads
Metrics
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).