OS FILMES COMO PRETEXTOS SENSÍVEIS ÀS PROBLEMATIZAÇÕES DIDÁTICAS

Resumen

Considerando-se que hoje muitos estudantes manifestam tendências de repulsa, dispersão e desinteresse pela escola, torna-se um desafio à formação didática do professor a busca de novos sentidos ao ensinar e aprender, por meio do diálogo com as expectativas, ações, contradições e disposições didáticas dos filmes. Nesse sentido, trata-se de problematizar e contextualizar a educação na atualidade, por meio dos artefatos culturais fílmicos, que trazem possibilidades formativas e de transformação das práticas pedagógicas contemporâneas. Buscamos na linguagem fílmica, com as diferentes imagens, contextos, sensibilidades e movimentos culturais, caminhos para ressignificações das formas de ensinar, agregando sentidos criativos às conversações pedagógicas. O ensaio adota uma perspectiva hermenêutica em relação ao tema, contribuindo para ações de humanização nos processos formativos, de construção de visões de mundo, de reflexão sobre as experiências educativas e de autonomia da formação docente.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Elaine Conte, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - Unilasalle.
Doutora em Educação (UFRGS). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle – Unilasalle  e lider do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.
Adilson Cristiano Habowski, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle - Unilasalle.
Mestrando em Educação da Universidade La Salle e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.
Publicado
2019-09-16
Cómo citar
Conte, E., & Habowski, A. C. (2019). OS FILMES COMO PRETEXTOS SENSÍVEIS ÀS PROBLEMATIZAÇÕES DIDÁTICAS. Imagens Da Educação , 9(2), 33-46. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i2.41498
Sección
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores