A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARANAENSES

Resumen

EEste artigo ocupou-se do levantamento e análise da produção de pesquisa em Educação, na modalidade stricto sensu, coletada em repositórios de cinco universidades públicas paranaenses, distribuídas em todo o estado. Para isso, o nosso objetivo foi investigar as produções científicas sobre representações sociais (RS) em Educação, direcionadas à formação de professores da Educação Básica. De acordo com o material coletado, as pesquisas gerais sobre Educação constam nos repositórios das universidades públicas paranaenses desde 1996, entretanto, apenas a partir de 2002 encontram-se pesquisas sob a luz da Teoria das Representações Sociais (TRS). A nossa busca totalizou 32 trabalhos, sendo 24 dissertações e 8 teses. Para analisarmos o material coletado criamos categorias de análise. Os resultados apontam que os principais temas objeto de estudo constatados foram sobre a formação e as concepções de estudantes, professores e pedagogos acerca de assuntos que perpassam o contexto das escolas públicas, como: inclusão e/ou necessidades educacionais especiais; formação docente; gênero e diversidade na escola; conceitos específicos da Educação e implicações comportamentais. Chegamos à conclusão de que a teoria em estudo começou a se expandir de forma tímida no estado do Paraná, mas vem se acentuando, de forma geral, na temática trabalho pedagógico.

 

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Biografía del autor/a

Lucilia Vernaschi de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá
Doutoranda em Educação - Uem.
Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá
Docente - UEM
Suzi Maria Nunes Cordeiro, Universidade Estadual de Maringá
Doutoranda em Educação - Uem.
Publicado
2018-09-04
Cómo citar
Vernaschi de Oliveira, L., Franci Raimundo Yaegashi, S., & Nunes Cordeiro, S. M. (2018). A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARANAENSES. Imagens Da Educação , 8(2), e41703. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i2.41703
Sección
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores