A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA EM REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: UMA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PARANAENSES
Resumo
EEste artigo ocupou-se do levantamento e análise da produção de pesquisa em Educação, na modalidade stricto sensu, coletada em repositórios de cinco universidades públicas paranaenses, distribuídas em todo o estado. Para isso, o nosso objetivo foi investigar as produções científicas sobre representações sociais (RS) em Educação, direcionadas à formação de professores da Educação Básica. De acordo com o material coletado, as pesquisas gerais sobre Educação constam nos repositórios das universidades públicas paranaenses desde 1996, entretanto, apenas a partir de 2002 encontram-se pesquisas sob a luz da Teoria das Representações Sociais (TRS). A nossa busca totalizou 32 trabalhos, sendo 24 dissertações e 8 teses. Para analisarmos o material coletado criamos categorias de análise. Os resultados apontam que os principais temas objeto de estudo constatados foram sobre a formação e as concepções de estudantes, professores e pedagogos acerca de assuntos que perpassam o contexto das escolas públicas, como: inclusão e/ou necessidades educacionais especiais; formação docente; gênero e diversidade na escola; conceitos específicos da Educação e implicações comportamentais. Chegamos à conclusão de que a teoria em estudo começou a se expandir de forma tímida no estado do Paraná, mas vem se acentuando, de forma geral, na temática trabalho pedagógico.
Downloads
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Imagens da Educação,ele não será submetido por mim ou pelos demais co-autores a outro periódico. Por meio deste instrumento, em meu nome e dos co-autores, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº 9609, de 19/02/98).