Uma proposta de intervenção para a estimulação da consciência fonológica em crianças da educação infantil

  • Renata da Silva Univates/Lajeado-RS
  • Grasiela Kieling Bublitz Docente do curso de Letras, Univates/Lajeado-RS
  • Aline Diesel Univates/Lajeado-RS.
Palavras-chave: aquisição da linguagem, neurociência, proposta pedagógica.

Resumo

Este artigo se propõe a descrever e analisar a evolução da consciência fonológica de crianças da educação infantil mediante intervenções que envolveram a identificação de rimas, de sílabas, de fonemas iniciais e do tamanho de palavras, entre outras atividades. Participaram deste estudo, 13 alunos de uma turma de educação infantil de uma escola da rede privada do Vale do Taquari, RS. Os dados foram coletados por meio da realização de pré e pós-testes e mediante a gravação das intervenções para posterior análise. Foram oportunizados momentos de exploração dos materiais pelas crianças, jogos, rimas, imagens e outros. Os resultados permitiram observar que, nos pós-testes, a maioria das crianças apresentou um avanço significativo com relação aos níveis de consciência fonológica. Além disso, evidenciou-se a dificuldade das crianças em relação aos sons das palavras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata da Silva, Univates/Lajeado-RS

Professora da Educacao Infantil da Rede Municipal

Graduada em Pedagogia (Univates)

Grasiela Kieling Bublitz, Docente do curso de Letras, Univates/Lajeado-RS
Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil(2010)
Professora Adjunta da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES , Brasil.
Aline Diesel, Univates/Lajeado-RS.
Licenciada em Letras. Mestre em Ensino. Professora de Língua Portuguesa da Educação Básica.
Publicado
2018-12-19
Como Citar
da Silva, R., Kieling Bublitz, G., & Diesel, A. (2018). Uma proposta de intervenção para a estimulação da consciência fonológica em crianças da educação infantil. Imagens Da Educação , 8(3), e41996. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v8i3.41996
Seção
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores