Avaliação do plano estadual de educação no sistema prisional do Paraná: questões de gênero no campo acadêmico da educação prisional

Resumen

Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de relacionar as concepções acerca das questões de gênero na oferta de educação nas penitenciárias paranaenses declaradas discursivamente no “Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná – PEESPP” (Paraná, 2012) e nas produções científicas brasileiras, do campo da Educação Prisional (2001-2018), na forma de teses e de dissertações. A análise é necessária e pertinente devido à sua relevância no processo de avaliação do PEESPP e centra-se na Educação Prisional como direito e nas relações de gênero nele imbuídas. Concluiu-se que tanto o PEESPP quanto as produções acadêmicas que compõem essa revisão reconhecem discursivamente a educação como direito à população penitenciária, porém não há um posicionamento discursivo político consistente a respeito das questões de gênero no acesso à educação em âmbito prisional, bem como a categoria gênero é empregada de modo incipiente nas análises das produções científicas no campo da Educação Prisional no Brasil.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Bruna Mayara Bonatto, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Integrante do Grupo de Pesquisa em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA/UEPG).
Mary Ângela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação/ Currículo pela PUC/SP (2007). Professora associada do Departamento de Matemática e Estatística e no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE Mestrado e Doutorado da UEPG. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação – GEPPEA, vinculado ao CNPQ.

Publicado
2019-05-23
Cómo citar
Bonatto, B. M., & Brandalise, M. Ângela T. (2019). Avaliação do plano estadual de educação no sistema prisional do Paraná: questões de gênero no campo acadêmico da educação prisional. Imagens Da Educação , 9(1), 43-58. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i1.44262
Sección
Políticas Públicas e Gestão Educacional