Avaliação do plano estadual de educação no sistema prisional do Paraná: questões de gênero no campo acadêmico da educação prisional

Resumen

Este artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de relacionar as concepções acerca das questões de gênero na oferta de educação nas penitenciárias paranaenses declaradas discursivamente no “Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná – PEESPP” (Paraná, 2012) e nas produções científicas brasileiras, do campo da Educação Prisional (2001-2018), na forma de teses e de dissertações. A análise é necessária e pertinente devido à sua relevância no processo de avaliação do PEESPP e centra-se na Educação Prisional como direito e nas relações de gênero nele imbuídas. Concluiu-se que tanto o PEESPP quanto as produções acadêmicas que compõem essa revisão reconhecem discursivamente a educação como direito à população penitenciária, porém não há um posicionamento discursivo político consistente a respeito das questões de gênero no acesso à educação em âmbito prisional, bem como a categoria gênero é empregada de modo incipiente nas análises das produções científicas no campo da Educação Prisional no Brasil.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Bruna Mayara Bonatto, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Integrante do Grupo de Pesquisa em Política Educacional e Avaliação (GEPPEA/UEPG).
Mary Ângela Teixeira Brandalise, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação/ Currículo pela PUC/SP (2007). Professora associada do Departamento de Matemática e Estatística e no Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE Mestrado e Doutorado da UEPG. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Avaliação – GEPPEA, vinculado ao CNPQ.

Publicado
2019-05-23
Cómo citar
Bonatto, B. M., & Brandalise, M. Ângela T. (2019). Avaliação do plano estadual de educação no sistema prisional do Paraná: questões de gênero no campo acadêmico da educação prisional. Imagens Da Educação , 9(1), 43-58. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i1.44262
Sección
Políticas Públicas e Gestão Educacional