Ensino do gênero grafite: uma experiência com adolescentes em privação de liberdade
Resumen
Este artigo, resultado de uma pesquisa de iniciação científica, tem por objetivo analisar a reflexão crítica de socioeducandos de uma Unidade de Internação Masculina a partir do ensino do gênero grafite. A base teórica selecionada se apropria de reflexões sobre práticas educativas em ambientes de encarceramento, bem como sobre a relevância histórico-social do gênero grafite. A metodologia incluiu seleção dos participantes, oficinas de desenho e de pintura, leitura de imagens estáticas e fílmicas, produção de desenhos e entrevistas. Os resultados demonstram que, inicialmente, os participantes tiveram dificuldade em compreender a função social do grafite e a importância desse gênero como instrumento de reivindicação de direitos; contudo, no decorrer do processo, a partir das estratégias metodológicas utilizadas, os socioeducandos começaram a perceber que, por meio desse gênero, eles podem denunciar os problemas existentes em suas comunidades e reivindicar seus direitos. Como conclusão, indica-se a necessidade de desenvolver mais pesquisas que contribuam com a reflexão crítica de adolescentes em ambiente de privação de liberdade.
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