Ensino do gênero grafite: uma experiência com adolescentes em privação de liberdade

Resumen

Este artigo, resultado de uma pesquisa de iniciação científica, tem por objetivo analisar a reflexão crítica de socioeducandos de uma Unidade de Internação Masculina a partir do ensino do gênero grafite. A base teórica selecionada se apropria de reflexões sobre práticas educativas em ambientes de encarceramento, bem como sobre a relevância histórico-social do gênero grafite. A metodologia incluiu seleção dos participantes, oficinas de desenho e de pintura, leitura de imagens estáticas e fílmicas, produção de desenhos e entrevistas. Os resultados demonstram que, inicialmente, os participantes tiveram dificuldade em compreender a função social do grafite e a importância desse gênero como instrumento de reivindicação de direitos; contudo, no decorrer do processo, a partir das estratégias metodológicas utilizadas, os socioeducandos começaram a perceber que, por meio desse gênero, eles podem denunciar os problemas existentes em suas comunidades e reivindicar seus direitos. Como conclusão, indica-se a necessidade de desenvolver mais pesquisas que contribuam com a reflexão crítica de adolescentes em ambiente de privação de liberdade.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Flávia Karolina Lima-Duarte, Instituto Federal de Alagoas (IFAL) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Mestra em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Bolsista de Produtividade PQ -B, do Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa (PAPE/IFAL), edital n. 06/2018 PRPI/IFAL. 
Rossana Viana Gaia, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
Professora do IFAL e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e jornalista. 
João Gonçalves Torres-Filho, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
Graduando em Letras pelo Instituto Federal de Alagoas, IFAL, campus Maceió e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (PIBIC-FAPEAL-IFAL).
Diogo Rodrigo do Nascimento, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Graduado em Letras pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL).
Publicado
2019-05-23
Cómo citar
Lima-Duarte, F. K., Gaia, R. V., Torres-Filho, J. G., & Nascimento, D. R. do. (2019). Ensino do gênero grafite: uma experiência com adolescentes em privação de liberdade. Imagens Da Educação , 9(1), 111-126. Recuperado a partir de https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/44312
Sección
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores