FAMÍLIA MANCALA

POTENCIALIDADES DOS JOGOS AFRICANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Résumé

Este estudo de base teórica tem por foco refletir sobre a decolonização do pensamento eurocêntrico acerca da matemática trazendo como objeto de análise os jogos africanos da família Mancala, uma vez que o currículo escolar trabalha esporadicamente a relação das africanidades com a matemática. Em linhas gerais, o objetivo do texto implica em decolonizar um pensamento eurocêntrico permeado por paradigmas do conhecimento constituídos pela modernidade acerca da história da matemática e discutir as potencialidades dos jogos Mancala. Para isso, com base na análise de conteúdo, o texto apresenta exemplos do racismo epistêmico na história da matemática no Brasil e embasa historicamente a importância de outros pontos de vista acerca do tema. Como proposta de ensino de matemática, o texto aborda os jogos da Família Mancala, especificamente o Jogo Awalé. As discussões mostram que é possível trabalharmos com os jogos Mancala as quatro operações elementares: adição, subtração, divisão e multiplicação, além de progressão aritmética. As conclusões ressaltam que a proposta apresentada no artigo ficará em aberto para novas potencialidades a serem descobertas por meio dos jogos tradicionais africanos, acompanhados de embasamentos históricos e dinâmicos acerca da cultura afrodescendente.

afrodescendente.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

José Nogueira da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Adriana Cavalcanti dos Santos, Univeridade Federal de Alagoas - UFAL

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e de Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Iracema Campos Cusati, Universidade de Pernambuco – UPE/Campus de Petrolina

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI) - Mestrado Profissional, da Universidade de Pernambuco (UPE)/Campus Petrolina.

Publiée
2020-12-06
Comment citer
Silva, J. N. da, Santos, A. C. dos, & Cusati, I. C. (2020). FAMÍLIA MANCALA. Imagens Da Educação , 10(3), 96-111. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v10i3.48543
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores