A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA

RELAÇÃO ENTRE PÚBLICO E PRIVADO

Résumé

O artigo tem como objetivo apresentar um recorte do debate acerca do papel da educação no processo de construção da democracia. A produção de conhecimento e a formação de professores estão no centro da relação entre o público e o privado. Think Tanks e institutos com ou sem fins lucrativos, ideologicamente vinculados ao neoconservadorismo e financiados pelo mercado, disputam com a Universidade o espaço na produção de conhecimento e na formação continuada de educadores. Tais organizações adentram as escolas públicas interferindo no trabalho docente, esvaziando a prática pedagógica, retirando do professor a essência do seu trabalho como intelectual. Como materialização desse processo, trouxemos o convênio firmado entre o Instituto Ayrton Senna (IAS) e um município do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi desenvolvida por meio de análise documental e estudo de caso. Verificamos que Think Tanks, Institutos e Fundações privadas têm disputado a formação continuada de professores com foco nos resultados da aprendizagem, valorizando a consecução de metas na educação. Assim sendo, questionamos a transferência cada vez maior para o privado da formação de docentes, no sentido de disputa pelo conteúdo da educação e os projetos de sociedade que essas propostas materializam.

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Bibliographies de l'auteur

Vera Maria Vidal Peroni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Docente  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisadora produtividade CNPQ. Líder do Diretório Grupo de Pesquisa Estado e Políticas Públicas de Educação Básica.

Juliana Selau Lumertz, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente da educação básica da rede municipal de Porto Alegre/RS.

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Publiée
2021-07-17
Comment citer
Peroni, V. M. V., & Lumertz, J. S. (2021). A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA. Imagens Da Educação , 11(2), 212-232. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v11i2.54446
Rubrique
Políticas Públicas e Gestão Educacional