ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

CONTRIBUTOS DAS SALAS DE RECURSOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, NO PERCURSO DE VIDA DO ESTUDANTE EGRESSO

Résumé

A superdotação não é um fenômeno raro. A detecção precoce dos indivíduos superdotados torna-se uma prioridade, de forma a terem um acompanhamento especializado, em função das suas necessidades. No caso específico do Brasil, o Atendimento Educacional Especializado para Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação é um serviço de caráter suplementar. No Distrito Federal, esse serviço também pode ser ofertado e desenvolvido em Salas de Recursos pertencentes à Secretaria de Estado de Educação. Um questionamento recorrente, entre os profissionais que atuam na área, recai sobre as atividades do estudante egresso do Ensino Médio na vida adulta e se as suas escolhas por um curso superior e/ou campo de atuação profissional sofreram, ou não, a influência do atendimento da Sala de Recursos. Essas dúvidas diárias moldaram o presente estudo, para o qual pretendemos perceber quais os contributos das salas de recursos do atendimento educacional especializado para estudantes com altas habilidades/superdotação, do Distrito Federal, no percurso de vida do estudante egresso quanto às suas atividades acadêmicas e/ou profissionais. O estudo enformou uma pesquisa de métodos mistos, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os resultados mostram que, de acordo com a perceção dos estudantes egressos, a Sala de Recursos muito contribuiu para as definições acadêmicas e profissionais dos estudantes que por lá passaram.

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Bibliographies de l'auteur

Priscila Eduardo de Oliveira Nogueira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestra em Educação Especial - Domínio Cognitivo-motor, pelo Politécnico de Leiria-Portugal (2022). Graduação em Pedagogia - PIE pela Universidade de Brasília (2004). Professora da educação básica - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Olga Maria Assunção Pinto dos Santos, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria, Portugal

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Salamanca, Espanha. Mestra em Educação Ambiental pela Escola Superior de Educação de Bragança, Portugal. Docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais - Politécnico de Leiria, Centro de Estudos em Inovação e Educação (CI&DEI), Portugal.

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Publiée
2023-06-28
Comment citer
Nogueira, P. E. de O., & Santos, O. M. A. P. dos. (2023). ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Imagens Da Educação , 13(2), 30-50. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v13i2.63957
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores