<b>O ensino do Trivium e do Quadrivium, a linguagem e a história na proposta de educação agostiniana</b> - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i1.15808

  • Maria Rita Sefrian de Souza Peinado

Résumé

Ao eleger o conhecimento do Trivium e do Quadrivium como necessários à compreensão e ensino das Escrituras, Santo Agostinho (354-430) marca a educação medieval com a preservação do conhecimento produzido na Antiguidade. A linguagem como instrumento de ascendência sobre as pessoas não se limitaria ao âmbito da religião, uma vez que a orientação agostiniana ocupou preeminência na educação em função das condições institucionais e políticas decadentes no Império Romano, estendendo suas influências no período medieval. Por meio de uma análise que leva em consideração os aspectos históricos, sociais, políticos do período, bem como a formação educacional de Agostinho, as fontes, algumas obras do autor e a historiografia revelam a influência e extensão da proposta de educação cristã para a formação do homem por meio do ensino. Nesse sentido, a teorização sobre a linguagem, o conhecimento da história sagrada e secular se constituem como fundantes à educação pela argumentação e por princípios e conceitos comunicados.

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Biographie de l'auteur

Maria Rita Sefrian de Souza Peinado
Professora Colaboradora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Foz do Iguaçú) e integrante do Grupo de Pesquisa em Matemática e Educação Matemática.
Publiée
2012-02-06
Comment citer
Peinado, M. R. S. de S. (2012). <b>O ensino do Trivium e do Quadrivium, a linguagem e a história na proposta de educação agostiniana</b&gt; - doi: 10.4025/imagenseduc.v2i1.15808. Imagens Da Educação , 2(1), 1-10. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v2i1.15808
Rubrique
Estudos Históricos e filosóficos da Educação