<b>Sobre métodos de leitura de imagem no ensino da arte contemporânea </b>- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.20238

  • Gustavo Cunha Araujo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Ana Arlinda Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso

Résumé

O ensaio analisa os métodos de leitura de imagem dos teóricos em arte/educação Edmund Feldman, Robert Ott, Michael Parsons e Abigail Housen, por considerarmos serem os pioneiros em estudos sobre leitura de imagem no ensino da arte contemporânea. Utiliza como metodologia a revisão bibliográfica pertinente ao tema e discorre sobre as implicações desses métodos para o surgimento da Proposta Triangular para o ensino da arte, ocasionando mudanças teórico-metodológicas neste ensino. As reflexões construídas à luz das teorias que fundamentam este estudo trouxeram importantes apontamentos sobre a temática abordada neste trabalho, contribuindo para o debate educacional sobre o tema.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Gustavo Cunha Araujo, Universidade Federal de Mato Grosso
Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - PPGE/UFMT. Possui graduação em Artes Visuais (Artes Plásticas/Educação Artistica) pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU (2010) e Especialização em Docência na Educação e Diversidade pela UFU (2011). Membro do Conselho Editorial da Revista Cientifica IDEA (Faculdade ESAMC - Uberlândia) atuando como parecerista e revisor de periódico. Avaliador Ad Hoc de periódicos científicos das áreas da educação e artes. Membro do Grupo de Pesquisa: GEPLL (Grupo de Estudos e Pesquisas em Leitura e Letramento) da UFMT, e do Grupo de Pesquisa (História da Alfabetização: Lugares de Formação, Cartilhas e Modos de Fazer), da UFU. Linhas de Pesquisa em que atua: Culturas Escolares e Linguagens; A Imagem no Ensino de Arte; História das Ideias Pedagógicas; História e Historiografia da Educação. Tem experiência em Arte e Educação, pesquisando principalmente os seguintes temas: Docência em Artes, Arte no Ensino Fundamental e EJA, Histórias em Quadrinhos, História e Imagem, e Alfabetização Pela Imagem (cartilhas).
Ana Arlinda Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, com Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente, é professora do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT. Pesquisadora da Linha de Pesquisa em Culturas Escolares e Linguagens. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Leitura e Letramento - GPELL.

Publiée
2013-06-13
Comment citer
Araujo, G. C., & Oliveira, A. A. (2013). <b>Sobre métodos de leitura de imagem no ensino da arte contemporânea </b&gt;- doi: 10.4025/imagenseduc.v3i2.20238. Imagens Da Educação , 3(2), 70-76. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v3i2.20238
Rubrique
Estudos de imagens