Infância, moral e ética em Erasmo e Comenius: uma leitura a partir da filosofia de Friedrich Nietzsche

  • Deniz Alcione Nicolay Universidade Federal da Fronteira Sul

Résumé

Este artigo trata da moral e da ética cristã na perspectiva da filosofia de Nietzsche (1844-1900). Nesse sentido, procura situar o ideal ascético no interior da Pedagogia Moderna. Reconhece, assim, a formação de tipologias históricas no processo de escolarização. Tais tipologias são agregadas a figura do infantil, sobretudo na obra pedagógica de Erasmo (1466-1536) e Comenius (1592-1670). E, por isso, procura traçar paralelos entre as reformas religiosas do século XVI, entre as concepções de infância do período e, também, entre as visões formativas desses dois pensadores. Opera, inclusive, com os conceitos de nobre e escravo (de Nietzsche) e os utiliza para interpretar o teor ético e moral dos postulados que se cristalizaram em torno do infantil. Ou seja, para além da rigorosidade historiográfica, esse artigo procura deflagrar uma espécie de leitura dramática de seus personagens.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Deniz Alcione Nicolay, Universidade Federal da Fronteira Sul
Doutor em Educação pela UFRGS. Pesquisador na linha temática "Filosofia da Diferença e Educação" (UFRGS) E Filosofia e Método (UFFS). Membro do DIF: artistagens, fabulações, variações. Professor adjunto da área de Fundamentos da Educação na UFFS (campus Cerro Largo RS).
Publiée
2014-02-11
Comment citer
Nicolay, D. A. (2014). Infância, moral e ética em Erasmo e Comenius: uma leitura a partir da filosofia de Friedrich Nietzsche. Imagens Da Educação , 4(1), 43-51. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i1.22067
Rubrique
Estudos Históricos e filosóficos da Educação