Infância, moral e ética em Erasmo e Comenius: uma leitura a partir da filosofia de Friedrich Nietzsche
Resumo
Este artigo trata da moral e da ética cristã na perspectiva da filosofia de Nietzsche (1844-1900). Nesse sentido, procura situar o ideal ascético no interior da Pedagogia Moderna. Reconhece, assim, a formação de tipologias históricas no processo de escolarização. Tais tipologias são agregadas a figura do infantil, sobretudo na obra pedagógica de Erasmo (1466-1536) e Comenius (1592-1670). E, por isso, procura traçar paralelos entre as reformas religiosas do século XVI, entre as concepções de infância do período e, também, entre as visões formativas desses dois pensadores. Opera, inclusive, com os conceitos de nobre e escravo (de Nietzsche) e os utiliza para interpretar o teor ético e moral dos postulados que se cristalizaram em torno do infantil. Ou seja, para além da rigorosidade historiográfica, esse artigo procura deflagrar uma espécie de leitura dramática de seus personagens.
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