Educação e inclusão na Nova República (1985-1990)

  • Caio Augusto Toledo Padilha Universidade Estadual de Campinas

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar a política educacional do governo José Sarney, de modo a identificar a contribuição desse governo para a construção de um sistema educacional inclusivo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, voltada à análise do conteúdo de fontes primárias e secundárias, respectivamente, documentos nacionais e produções científicas. A análise dos dados permitiram constatar que o então governo manteve a opção pela Educação Especial em detrimento da Educação Inclusiva, o que corroborou para o agravamento do histórico processo de exclusão de pessoas com deficiência do sistema educacional regular.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur

Caio Augusto Toledo Padilha, Universidade Estadual de Campinas
Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Unicamp, graduando em Ciência Política e em licenciatura em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, especialista em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano, mestrando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Diferença (LEPED) da Unicamp.
Publiée
2014-05-16
Comment citer
Toledo Padilha, C. A. (2014). Educação e inclusão na Nova República (1985-1990). Imagens Da Educação , 4(2), 40-52. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i2.22856
Rubrique
Políticas Públicas