Educação e inclusão na Nova República (1985-1990)

  • Caio Augusto Toledo Padilha Universidade Estadual de Campinas

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a política educacional do governo José Sarney, de modo a identificar a contribuição desse governo para a construção de um sistema educacional inclusivo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, voltada à análise do conteúdo de fontes primárias e secundárias, respectivamente, documentos nacionais e produções científicas. A análise dos dados permitiram constatar que o então governo manteve a opção pela Educação Especial em detrimento da Educação Inclusiva, o que corroborou para o agravamento do histórico processo de exclusão de pessoas com deficiência do sistema educacional regular.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Caio Augusto Toledo Padilha, Universidade Estadual de Campinas
Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Unicamp, graduando em Ciência Política e em licenciatura em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, especialista em Gestão Educacional pelo Centro Universitário Claretiano, mestrando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Diferença (LEPED) da Unicamp.
Publicado
2014-05-16
Cómo citar
Toledo Padilha, C. A. (2014). Educação e inclusão na Nova República (1985-1990). Imagens Da Educação , 4(2), 40-52. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v4i2.22856
Sección
Políticas Públicas