Para casar: as boas maneiras e a economia doméstica na formação das normalistas nas décadas de 1940 a 1960

  • Bernadete de Lourdes Streisky Strang Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
  • Fabiane Luzia Menezes Santos Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Résumé

O presente artigo tem como propósito refletir sobre a formação das normalistas entre as décadas de 1940 e 1960 no que se refere ao aspecto moral e ao controle comportamental contidos no ensino de disciplinas ligadas às atividades domésticas e às boas maneiras. Analisaram-se documentos existentes no arquivo do Colégio Mãe de Deus, em Londrina,PR, no intuito de compreender como ocorreu a formação das moças para o desempenho do seu papel social. As fontes principais utilizadas nesse trabalho foram: O livro de Bôas Maneiras, de Carmem D’Avila, publicado em1951; Savoir vivre, da década de 1940, composto por uma sequência de 12 folhas datilografadas e de um caderno de ex-aluna, sem data, referente à disciplina Economia Doméstica. 

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur

Bernadete de Lourdes Streisky Strang, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Doutorado em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É Professora da Universidade Norte do Paraná, Modalidade Educação à Distância e Professora do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias - UNOPAR. Coordena o Projeto "HISTÓRIA, MEMÓRIA E MAGISTÉRIO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NAS ESCOLAS DE PROFESSORES DE LONDRINA (1945-1970)" com apoio do Cnpq. Também participa do Grupo de Pesquisa da História Intelectual e Educação da Universidade Federal do Paraná, coordenado pelo Dr. Carlos Eduardo Vieira.
Fabiane Luzia Menezes Santos, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Mestre em História Social, na linha de pesquisa História e Ensino, da Universidade Estadual de Londrina(2010-2012). Possui Especialização em História Social e Ensino de História pela Universidade Estadual de Londrina (2007-2008), graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina (2003-2006). Atua como docente na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), nas disciplinas de Metodologias do Ensino da História, História Antiga e Cultura e Sociedade na Modernidade. Atua também na Rede Estadual de Ensino do Paraná, lecionando a disciplina de História.
Publiée
2017-01-19
Comment citer
Strang, B. de L. S., & Santos, F. L. M. (2017). Para casar: as boas maneiras e a economia doméstica na formação das normalistas nas décadas de 1940 a 1960. Imagens Da Educação , 7(1), 14-23. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i1.31503
Rubrique
Estudos Históricos e filosóficos da Educação