Para casar: as boas maneiras e a economia doméstica na formação das normalistas nas décadas de 1940 a 1960

  • Bernadete de Lourdes Streisky Strang Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
  • Fabiane Luzia Menezes Santos Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Palavras-chave: escola normal, formação de professoras, cultura escolar.

Resumo

O presente artigo tem como propósito refletir sobre a formação das normalistas entre as décadas de 1940 e 1960 no que se refere ao aspecto moral e ao controle comportamental contidos no ensino de disciplinas ligadas às atividades domésticas e às boas maneiras. Analisaram-se documentos existentes no arquivo do Colégio Mãe de Deus, em Londrina,PR, no intuito de compreender como ocorreu a formação das moças para o desempenho do seu papel social. As fontes principais utilizadas nesse trabalho foram: O livro de Bôas Maneiras, de Carmem D’Avila, publicado em1951; Savoir vivre, da década de 1940, composto por uma sequência de 12 folhas datilografadas e de um caderno de ex-aluna, sem data, referente à disciplina Economia Doméstica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bernadete de Lourdes Streisky Strang, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Doutorado em Ciências da Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). É Professora da Universidade Norte do Paraná, Modalidade Educação à Distância e Professora do Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias - UNOPAR. Coordena o Projeto "HISTÓRIA, MEMÓRIA E MAGISTÉRIO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NAS ESCOLAS DE PROFESSORES DE LONDRINA (1945-1970)" com apoio do Cnpq. Também participa do Grupo de Pesquisa da História Intelectual e Educação da Universidade Federal do Paraná, coordenado pelo Dr. Carlos Eduardo Vieira.
Fabiane Luzia Menezes Santos, Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Mestre em História Social, na linha de pesquisa História e Ensino, da Universidade Estadual de Londrina(2010-2012). Possui Especialização em História Social e Ensino de História pela Universidade Estadual de Londrina (2007-2008), graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina (2003-2006). Atua como docente na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), nas disciplinas de Metodologias do Ensino da História, História Antiga e Cultura e Sociedade na Modernidade. Atua também na Rede Estadual de Ensino do Paraná, lecionando a disciplina de História.
Publicado
2017-01-19
Como Citar
Strang, B. de L. S., & Santos, F. L. M. (2017). Para casar: as boas maneiras e a economia doméstica na formação das normalistas nas décadas de 1940 a 1960. Imagens Da Educação , 7(1), 14-23. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i1.31503
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação