FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA

Résumé

A presente pesquisa, desenvolvida na Univates – RS, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), conforme Edital INEP CAPES 049/2012 - tem por objetivo central investigar as implicações pedagógicas advindas das discussões efetivadas em dois grupos de estudos com professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tendo como aporte teórico o campo da etnomatemática.  O material de pesquisa foi gerado por meio das discussões, gravadas e posteriormente transcritas, com professores de turmas de 4º e 5º anos de duas escolas públicas da região do Vale do Taquari, RS, bem como suas produções textuais escritas durante a realização de encontros dos dois grupos de estudos formados. A análise do referido material permitiu constituir as seguintes unidades de análise: a) Apego ao Formalismo Matemático por parte dos professores integrantes do grupo de estudo; b) Reconhecimento, paulatino, desses docentes, da existência de jogos de linguagem matemáticos não escolares.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur

Ieda Maria Giongo, Universidade do Vale do Taquari - Univates - RS
Professora de Matemática do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino.
Ademir de Cássio Machado Peransoni, Universidade Federal do Pampa - RS
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha, Especialização em Educação Ambiental pela Universidade da Cidade de São Paulo (2012), é Mestre em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário UNIVATES (2015) e atualmente é aluno de Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Geociências e Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari - Univates - RS
Professora de Matemática do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas. Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas.
Publiée
2019-09-16
Comment citer
Giongo, I. M., Peransoni, A. de C. M., & Quartieri, M. T. (2019). FORMAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA. Imagens Da Educação , 9(2), 01-15. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i2.32139
Rubrique
Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores