Desigualdade em documentos curriculares locais (2007-2008): por uma escrita da justiça curricular

  • Wilcelene Pessoa dos Anjos Dourado Machado Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-0186-2345
  • Fabiany de Cássia Tavares Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Résumé

Este texto apresenta parte de pesquisa concluída em 2014, que tomou documentos curriculares como objetos e, ao mesmo tempo, como fontes para análises sobre a justiça curricular, delineada na relação entre o currículo, a educação, a justiça e a desigualdade. O desenho metodológico desta investigação ancorou-se nas técnicas do estudo comparado documental, para o qual foram eleitos documentos curriculares locais produzidos por duas redes de ensino, uma estadual, a de Mato Grosso do Sul, e uma municipal, a de Campo Grande, MS. Os documentos curriculares locais, analisados em comparação, destacam a ‛desigualdade’ e o papel da escola na sociedade, esclarecendo que a escola é o lócus privilegiado, com condições de efetuar possíveis transformações na relação entre escola e sociedade.

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Bibliographies de l'auteur

Wilcelene Pessoa dos Anjos Dourado Machado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atualmente acadêmica do Curso de Doutorado na mesma Universidade, vinculada a Linha de Pesquisa Escola, Cultura e Disciplinas Escolares. Licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade em 2011. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar (OCE). Professora Efetiva da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Campo Grande/MS, desde 2016. Experiência em Tutoria a distância no Curso de Gestão Escolar da EaD da UFMS
Fabiany de Cássia Tavares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2016), com estágios nas Universidades de Granada (Espanha) e Coimbra (Portugal), bolsista CNPQ PDS. Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), com estágio na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto (Portugal), bolsista CAPES. Professora-pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação (Cursos de Mestrado e Doutorado), tendo como objetos de estudo e pesquisas os Estudos Comparados (Método), o Currículo (História, Políticas, Documentos e Práticas), a Escola e a Cultura Escolar. Nos biênios 2009-2011 e 2011-2013 coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu-UFMS). No biênio 2011-2012 foi Vice-coordenadora do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-graduação em Educação (FORPRED). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, da UFMS, desde 2011. Editora Científica da Revista InterMeio (ISSN 1413-0963).
Publiée
2017-01-19
Comment citer
dos Anjos Dourado Machado, W. P., & Tavares Silva, F. de C. (2017). Desigualdade em documentos curriculares locais (2007-2008): por uma escrita da justiça curricular. Imagens Da Educação , 7(1), 90-100. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i1.33553
Rubrique
Políticas Públicas