Desigualdade em documentos curriculares locais (2007-2008): por uma escrita da justiça curricular

  • Wilcelene Pessoa dos Anjos Dourado Machado Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-0186-2345
  • Fabiany de Cássia Tavares Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: currículo, desigualdade, educação básica, estudo comparado.

Resumo

Este texto apresenta parte de pesquisa concluída em 2014, que tomou documentos curriculares como objetos e, ao mesmo tempo, como fontes para análises sobre a justiça curricular, delineada na relação entre o currículo, a educação, a justiça e a desigualdade. O desenho metodológico desta investigação ancorou-se nas técnicas do estudo comparado documental, para o qual foram eleitos documentos curriculares locais produzidos por duas redes de ensino, uma estadual, a de Mato Grosso do Sul, e uma municipal, a de Campo Grande, MS. Os documentos curriculares locais, analisados em comparação, destacam a ‛desigualdade’ e o papel da escola na sociedade, esclarecendo que a escola é o lócus privilegiado, com condições de efetuar possíveis transformações na relação entre escola e sociedade.

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Biografia do Autor

Wilcelene Pessoa dos Anjos Dourado Machado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atualmente acadêmica do Curso de Doutorado na mesma Universidade, vinculada a Linha de Pesquisa Escola, Cultura e Disciplinas Escolares. Licenciada em Pedagogia pela mesma Universidade em 2011. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Cultura Escolar (OCE). Professora Efetiva da Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Campo Grande/MS, desde 2016. Experiência em Tutoria a distância no Curso de Gestão Escolar da EaD da UFMS
Fabiany de Cássia Tavares Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (2016), com estágios nas Universidades de Granada (Espanha) e Coimbra (Portugal), bolsista CNPQ PDS. Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), com estágio na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade do Porto (Portugal), bolsista CAPES. Professora-pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação (Cursos de Mestrado e Doutorado), tendo como objetos de estudo e pesquisas os Estudos Comparados (Método), o Currículo (História, Políticas, Documentos e Práticas), a Escola e a Cultura Escolar. Nos biênios 2009-2011 e 2011-2013 coordenou o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu-UFMS). No biênio 2011-2012 foi Vice-coordenadora do Fórum de Coordenadores de Programa de Pós-graduação em Educação (FORPRED). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, da UFMS, desde 2011. Editora Científica da Revista InterMeio (ISSN 1413-0963).
Publicado
2017-01-19
Como Citar
dos Anjos Dourado Machado, W. P., & Tavares Silva, F. de C. (2017). Desigualdade em documentos curriculares locais (2007-2008): por uma escrita da justiça curricular. Imagens Da Educação , 7(1), 90-100. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i1.33553
Seção
Políticas Públicas