Perspectiva educacional em Zygmunt Bauman: a ‛trans-formação’ do eu no ‛capitalismo parasitário’

  • José Mateus Bido Instituto Federal do Paraná

Résumé

A sociedade contemporânea, objeto de investigação do pensador Zygmunt Bauman, revela-se, na análise deste autor, como um cenário de intensas e profundas transformações. Os contextos histórico-social e político-econômico impelem o indivíduo a assumir um papel pessoal, no coletivo, que o isola como sujeito, forçando-o a romper os laços com o ser do outro, por meio da uma busca contínua pela satisfação desenfreada de necessidades externamente criadas. Os laços humanos são enfraquecidos e subjetivados à condição de ser sem o auto sacrifício. A identidade de ser, como consumidor,prolifera-se também pelo ‛caráter formativo’ que o mercado estampa nas individualidades. Nesse contexto, tudo se superficializa, inclusive, a relação entre os humanos, que assume a característica da frieza e do útil. As relações são mantidas pelo interesse. O significado das coisas define-se pelo vantajoso. Assim, o outro é o que o indivíduo pode dele consumir. Por outro lado, as organizações sobrevivem à medida que garantem a satisfação dos seus clientes. Por isso, a condição do eu Pós-Moderno vive mediante a tensão da relação com a subjetividade do outro e da reconstrução do seu significado no mundo. Este significado se distancia, cada vez mais, da concepção ontológica e se aproxima mais da perspectiva mercadológica. Trata-se de uma situação que exige uma lucidez do processo formativo e uma crítica reflexiva sobre os horizontes da formação do eu na Pós-modernidade.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

José Mateus Bido, Instituto Federal do Paraná
Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná em 2012; Coordenação do Grupo de Pesquisa do Instituto Federal do Paraná - IFPR
Publiée
2017-01-19
Comment citer
Bido, J. M. (2017). Perspectiva educacional em Zygmunt Bauman: a ‛trans-formação’ do eu no ‛capitalismo parasitário’. Imagens Da Educação , 7(1), 49-57. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i1.33855
Rubrique
Estudos Históricos e filosóficos da Educação