Perspectiva educacional em Zygmunt Bauman: a ‛trans-formação’ do eu no ‛capitalismo parasitário’

  • José Mateus Bido Instituto Federal do Paraná
Palavras-chave: Bauman, educação, crítica social.

Resumo

A sociedade contemporânea, objeto de investigação do pensador Zygmunt Bauman, revela-se, na análise deste autor, como um cenário de intensas e profundas transformações. Os contextos histórico-social e político-econômico impelem o indivíduo a assumir um papel pessoal, no coletivo, que o isola como sujeito, forçando-o a romper os laços com o ser do outro, por meio da uma busca contínua pela satisfação desenfreada de necessidades externamente criadas. Os laços humanos são enfraquecidos e subjetivados à condição de ser sem o auto sacrifício. A identidade de ser, como consumidor,prolifera-se também pelo ‛caráter formativo’ que o mercado estampa nas individualidades. Nesse contexto, tudo se superficializa, inclusive, a relação entre os humanos, que assume a característica da frieza e do útil. As relações são mantidas pelo interesse. O significado das coisas define-se pelo vantajoso. Assim, o outro é o que o indivíduo pode dele consumir. Por outro lado, as organizações sobrevivem à medida que garantem a satisfação dos seus clientes. Por isso, a condição do eu Pós-Moderno vive mediante a tensão da relação com a subjetividade do outro e da reconstrução do seu significado no mundo. Este significado se distancia, cada vez mais, da concepção ontológica e se aproxima mais da perspectiva mercadológica. Trata-se de uma situação que exige uma lucidez do processo formativo e uma crítica reflexiva sobre os horizontes da formação do eu na Pós-modernidade.

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Biografia do Autor

José Mateus Bido, Instituto Federal do Paraná
Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná em 2012; Coordenação do Grupo de Pesquisa do Instituto Federal do Paraná - IFPR
Publicado
2017-01-19
Como Citar
Bido, J. M. (2017). Perspectiva educacional em Zygmunt Bauman: a ‛trans-formação’ do eu no ‛capitalismo parasitário’. Imagens Da Educação , 7(1), 49-57. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i1.33855
Seção
Estudos Históricos e filosóficos da Educação